Secretaria promove ações em combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes

Após promover capacitação destinada à rede municipal, pasta distribuirá material informativo nas escolas batistenses

Nesta sexta, 18 de maio, celebra-se o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Para alertar a sociedade sobre o problema, a secretaria de Assistência Social de São João Batista tem promovido uma série de ações ao longo deste mês.

A primeira delas, no dia 7, foi uma palestra destinada à rede municipal sobre como identificar possíveis vítimas e quais os encaminhamentos adequados. A capacitação foi conduzida pelas psicólogas Aline Pozzolo Batista e Vanessa Laner, da Polícia Civil de Santa Catarina.

A secretaria também montou um estande na 6ª Feira do Livro, que acontece até esta sexta no Salão Paroquial da Igreja Matriz, para tratar da questão. E, até o final do mês, distribuirá material informativo nas escolas sobre como diferenciar na prática o que é e o que não é abuso.

“O abuso é uma prática que infelizmente acontece, até mesmo em nossa cidade. Por isso é importante conscientizar crianças e adolescentes sobre o assunto para que, se algo ocorrer, denunciem. E, também, preparar a rede de atendimento para lidar de forma apropriada com este tipo de caso”, destaca a secretária municipal de Assistência Social, Janifer Otto, informando que denúncias podem ser realizadas pelo Disque 100 ou diretamente no Conselho Tutelar de São João Batista.