Colegiado de Políticas Culturais da Granfpolis debate instituição do Sistema Municipal de Cultura

Tema foi abordado em reunião realizada nesta quarta (25), em Rancho Queimado

A importância dos municípios instituírem o quanto antes o Sistema Municipal de Cultura (SMC) foi a pauta principal da reunião desta quarta (25) do Colegiado de Políticas Culturais da Granfpolis (CPOC). A iniciativa, que atenderia ao disposto no Art. nº 216-A da Constituição Federal, foi defendida pelo coordenador da Fundação Municipal da Juventude de São João Batista, Jerry Andriani Laurindo, que também preside o Colegiado.

E, ainda, abordada em um minicurso pela coordenadora técnica do CPOC e assessora de Projetos Especiais da GRANFPOLIS, Adriana de Souza do Nascimento. Ela apresentou o que é a política pública de cultura, qual a estrutura a ser trabalhada e o detalhamento dos elementos do SMC. “A partir de agora os municípios assessorados pela Granfpolis estarão implantando gradativamente os elementos do SMC, sendo o primeiro passo a elaboração dos Planos Municipais de Cultura”, disse.

Um grupo foi criado para definir um plano de trabalho de assessoria a ser prestada aos municípios em relação ao tema. Também no encontro, realizado em Rancho Queimado, foi formado um grupo de trabalho para elaborar o pré-projeto do IX Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura, que será realizado em Garopaba em 2019, e discutida nova mobilização para trazer os cinco municípios da região que atualmente não estão participando do Colegiado.