Semana Farroupilha contará com edição especial do Cultura em Movimento

Realizada pela primeira vez, programação do município alusiva às tradições gaúchas terá ainda palestras sobre o assunto em escolas da rede municipal

Vem aí a 1ª Semana Farroupilha de São João Batista. Criada e incluída no Calendário Oficial de Eventos do Município por meio da Lei Municipal nº 3.740/2017, a festividade terá uma programação voltada à preservação das tradições gaúchas, que, devido ao intenso fluxo migratório dos últimos anos, já fazem parte do cenário cultural da Capital Catarinense do Calçado.

“Os gaúchos constituem hoje uma considerável parcela da população e contribuem ativamente para o desenvolvimento de São João Batista. Por isso, a Semana Farroupilha, que tem tudo para crescer ao longo dos próximos anos, tem uma grande representatividade e importância para integração da comunidade”, avalia o prefeito Daniel Netto Cândido.

A programação inicia no dia 15 de setembro (sábado), com uma edição especial do Cultura em Movimento. O evento, que ocorre na Praça Deputado Walter Vicente Gomes das 9h às 11h, terá a participação dos grupos de dança Amigos do Sul, Ecos da Liberdade, Laços da Fronteira e Raízes do Vale, assim como do Centro da Música. Ainda será realizada exposição com trajes típicos, feirinha de artesanato e produtos locais.

Durante a Semana, estudantes da rede municipal de ensino também trabalharão o conteúdo. O escultor Roberto Brasseiro Canto, 67 anos, um dos primeiros gaúchos a chegar em São João Batista há 33 anos, ministrará palestras para os alunos do quinto ano. Natural de Redentor (RS), não abre mão de tomar o chimarrão e cultivar outros costumes da cultura gaúcha, apesar de ter saído do Estado em 1985.

4ª Festa do Gaúcho

Entre as associações que promovem eventos em alusão ao Dia do Gaúcho, no sábado, 15, o Francis Lancheria realiza a 4ª Festa do Gaúcho durante todo o dia, no Timbezinho. Entre as atrações, show nacional com Xirú Missioneiro, Modão Sertanejo e Berenice Azambuja.