Com apoio do NASF, Comunidade Bethânia conclui primeiro grupo de tabagismo

Denominado Gotas de Cura, oito acolhidos participaram de quatro encontros semanais

A Comunidade Bethânia concluiu na última semana, em São João Batista, o primeiro grupo de apoio contra o tabagismo com a participação de oito acolhidos. Denominado Gotas de Cura, o grupo foi realizado por meio de uma parceria com o Núcleo de Apoio da Saúde da Família (NASF) da Secretaria Municipal da Saúde, que forneceu medicação, material de apoio e capacitação da equipe.

Os acolhidos participaram de quatro encontros semanais, ministrados por profissionais da saúde que já atuam na Comunidade. “Hoje nosso maior desafio é a abstinência do cigarro e dos filhos. E, por isso precisamos saber como auxiliá-los a abandonar por completo o vício e não recaírem ao saírem daqui”, explica o responsável técnico da Bethânia, Pierre Patrick Pires.

Os encontros foram guiados pelas cartilhas “Deixando de fumar sem mistérios”, disponibilizadas pelo Ministério da Saúde. A partir delas, os participantes puderam entender porque se fuma e como isso afeta a saúde. Na sequência, passaram pelos primeiros dias sem fumar e aprenderam a lidar com a ausência do cigarro.

Como vencer os obstáculos para permanecer sem fumar também foi um dos temas trabalhados pelos acolhidos durante os encontros. E, para finalizar, foram expostos aos participantes os benefícios obtidos após parar de fumar.