Vigilâncias sanitária e epidemiológica atendem alerta sobre infestação de lagartas

Problema foi relatado no início da manhã desta quinta (01) por moradores da rua Sebastião Dionísio de Amorim

 

Moradores da rua Sebastião Dionísio de Amorim, no Centro de São João Batista, relataram no início da manhã desta quinta (01) uma infestação de lagartas. De imediato, as vigilâncias sanitária e epidemiológica do município foram verificar in loco o problema e adotaram as medidas cabíveis.

Na visita, foi constatado que as lagartas eram provenientes de um terreno baldio na margem da via e o proprietário foi notificado, se prontificando a proceder a limpeza da área nos próximos dias. O caso também foi encaminhado para a Gerência Regional de Saúde.

Conforme a bióloga responsável, as lagartas são do gênero Hylesia e estariam migrando para empupar (estágio que antecede ao da transformação em borboleta), sendo que o maior risco que representam é o de queimaduras causadas por suas cerdas. Desta forma, a recomendação é removê-las com uma pá e devolvê-las ao mato, sem utilizar inseticidas.

Responsável pela Vigilância Epidemiológica de São João Batista, Aline Paulista informa que a infestação já foi contida. Casos semelhantes a este podem ser comunicados diretamente à Vigilância Sanitária, pelo fone (48) 3265-5507, ou à Vigilância Epidemiológica, pelo fone (48) 3380-7500.