Sala do Empreendedor de SJB completa um ano de funcionamento

No período, estrutura realizou mais de três mil atendimentos e intermediou a abertura de 330 novas empresas, muitas delas em tempo recorde

Aproximadamente 3 mil pessoas foram atendidas durante o primeiro ano de funcionamento da Sala do Empreendedor de São João Batista, comemorado no último sábado (10). O espaço, destinado a auxiliar os empreendedores da cidade nos tramites empresariais, é uma iniciativa que surgiu por meio do programa Cidade Empreendedora, realizado em parceria entre a Prefeitura de São João Batista e o Sebrae/SC.

“Ao longo dos anos, não medimos esforços para criar mais empregos e, assim, aumentar a renda do nosso povo. A Sala do Empreendedor tem uma importância muito grande para nossa economia, justamente por atuar na agilização e modernização dos processos, sempre dentro da legalidade”, avalia o prefeito Daniel Netto Cândido.

Vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, estrutura intermediou a abertura de 330 novas empresas no período, muitas delas tempo recorde, e realizou uma média de 350 atendimentos por mês. “A abertura da Sala do Empreendedor contribuiu muito para o município, porque hoje os empreendedores da cidade possuem um único lugar para ter o andamento legal de suas empresas, com direcionamento de fiscais específicos para abertura e fiscalização das empresas”, comenta a coordenadora da Sala do Empreendedor, Graziela Dilma dos Santos.

Conforme ela destaca, o espaço, além disso, presta atendimento aos Microempreendedores Individuais (MEIs) de forma gratuita e de qualidade, inclusive com informações e regularizações. “Somos uma cidade empreendedora e vendo que muitos desejavam, e tinham potencial para investir em nossa cidade, abrimos esse espaço de grande valia para São João Batista”, complementa Graziela.

A Sala do Empreendedor também tem trabalhado junto ao público que pretende vender seus produtos para a prefeitura, fazendo com que as empresas possam fornecer para o município, através de licitações dentro de uma chamada pública. Além disso, o local atende o programa Compre de São João Batista, incentivando as pessoas a comprar dos estabelecimentos comerciais batistenses.

Entre as políticas diferenciadas adotadas, estão licitações exclusivas para micro e pequenas empresas e a facilidade de realizar os processos de forma digital. Para o próximo ano, a Sala do Empreendedor prevê visitas a contabilidades da cidade e novas formas de procedimento nas avaliações dos processos, além de visitas em outras prefeituras para fomentar parcerias.