Professores de SJB visitam escola fundamentada na Pedagogia Waldorf

Princípios do método, que privilegia o desenvolvimento das crianças por meio do livre brincar e do contato com elementos da natureza, estão sendo adaptados para inserção nas creches do município

Situada no Campeche, em Florianópolis, a Escola Casa Amarela tem sido utilizada como referência para inserção de alguns princípios da Pedagogia Waldorf na Educação Infantil de São João Batista. Divididos em grupos, os professores de creches da rede municipal de ensino visitaram a instituição ao longo do ano, sendo que o último encontro foi realizado na semana passada.

“Este método estimula o desemparedamento. Ou seja, fazer com que a criança explore os ambientes fora da sala de modo a respeitar seu livre brincar e desenvolver novos aprendizados a partir de experiências com diversos elementos da natureza”, explica a secretária municipal de Educação, Roseli Peixer Tomasini.

Dentro desta proposta, ela cita ainda as visitas feitas nos últimos meses ao Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). E ressalta, também, a importância do entendimento dos pais em relação à abordagem, que vem ganhando espaço nos projetos pedagógicos desenvolvidos dentro das creches do município.

“Queremos, cada vez mais, proporcionar que nossas crianças sejam crianças, lembrando como era antigamente”, destaca Roseli. Ela ainda elogia os avanços no relacionamento creche-comunidade, exemplificados pela ampla participação nos mutirões que têm possibilitado a melhorias dos espaços de lazer das unidades de ensino.