Juventude e Real São João abrem Municipal 2019 neste sábado

Cerimônia e jogo de abertura acontecem no Estádio Valério Gomes Neto, a partir das 15h

A bola vai rolar a partir deste final de semana pelo Campeonato Municipal de Futebol de Campo de 2019. A 1º Divisão do campeonato, que reúne sete equipes nesta edição, inicia com a expectativa de uma disputa intensa pelo título ao longo dos próximos meses. A cerimônia de abertura ocorre neste sábado (23), às 15h, no Estádio Valério Gomes Neto.

Logo após, às 16h, será realizado o jogo inaugural do campeonato, entre o atual campeão, o Juventude Futebol Clube, e o vencedor da Divisão de Acesso de 2018, o Clube de Futebol Real São João. A rodada prossegue no domingo (24), com mais dois jogos: Laranja Mecânica x Arataca, às 14h, e EC Fernandes x Atlético Batistense, às 16h.

“Além das mudanças na fase de inscrições dos atletas, teremos como novidade neste ano a disputa de praticamente todas as partidas no Estádio Valério Gomes Neto. Com certeza será uma bela competição, toda a comunidade está convidada a prestigiar os jogos”, comenta o diretor da Fundação Batistense de Esportes (Fube), Marcelo Machado.

Ele destaca que o Estádio recebeu uma série de melhorias no segundo semestre de 2018, principalmente nas áreas de conforto e segurança aos torcedores. A estrutura inclusive recebeu os jogos do Brusque FC na Copa SC. Mais informações sobre o Municipal 2019 e tabela completa podem ser conferidas no site www.fube.sc.gov.br.

EQUIPES PARTICIPANTES – 1ª DIVISÃO

Arataca Futebol Clube

Laranja Mecânica Futebol Clube

Juventude Futebol Clube

Esporte Clube Fernandes

Sociedade Esportiva Cardoso

Clube de Futebol Real São João

Associação Atlética Batistense de Futebol

FÓRMULA DE DISPUTA

Na primeira fase, as sete equipes jogam todas contra todas, em turno único. As quatro primeiras se classificam para as semifinais (1ºx4º e 2ºx3º), que é disputada em dois jogos, com vantagem do empate para as equipes com melhor campanha. Os vencedores avançam para a final, que também acontece em dois jogos, sendo que, em caso de empate na soma dos resultados, o campeão será definido nos pênaltis. O último colocado será rebaixado.

CRITÉRIOS DE DESEMPATE

1º) Maior pontuação, 2º) Maior número de vitórias, 3º) Maior saldo de gols, 4º) Maior número de gols, 5º) Confronto direto (aplicável somente se duas equipes estiverem empatadas), 6º) Menor número de cartões vermelhos, 7º) Menor número de cartões amarelos e 8º) Sorteio.

ÚLTIMOS CAMPEÕES

2011 – Cardoso

2012 – Atlético Batistense

2013 – Atlético Batistense

2014 – Juventude

2015 – Juventude

2016 – Juventude

2017 – Cardoso

2018 – Juventude

O HOMENAGEADO

A taça da edição de 2019 do Campeonato Municipal de Futebol de Campo será em homenagem a Celso Narciso Cim. Falecido aos 64 anos, em março de 2018, o ex-vereador e ex-prefeito tinha no futebol uma de suas maiores paixões. Cim era torcedor do Santos e tradicional participante das disputas de futebol amador da cidade. Em São João Batista, jogou por Usati, Comercial e Tapes. E, ainda, na equipe Esquadrão, de futebol de salão.

DIVISÃO DE ACESSO

A Divisão de Acesso do Municipal 2019 começa no dia 30 de março e envolverá 13 equipes. São elas: Aliança Atlética, Amigos da Bola, Braddock, Catarinense, Fernandes FC, Grêmio Batistense, Jardim São Paulo, Quinta, Ribanceira do Sul, Rio do Braço, Schalke 51, Tajuba e Usati. A competição terá três vagas em disputa para a 1ª Divisão do próximo ano. A tabela pode ser conferida no site www.fube.sc.gov.br.