Unidades de saúde de SJB terão novo modelo de atendimento a partir de setembro

Programa Acolher Você tem como objetivo acabar com a formação de filas nas madrugadas e garantir o acolhimento de todos os usuários do SUS

Um novo modelo de atendimento será adotado nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de São João Batista a partir de setembro. As alterações, que serão efetuadas por meio do programa Acolher Você, têm objetivo acabar com a formação de filas nas madrugadas e garantir o acolhimento de todos os usuários.

“É um avanço importante, que já tínhamos identificado como essencial há algum tempo, e que, depois de algumas mudanças internas, conseguiremos viabilizar. Será uma metodologia centrada nas necessidades dos pacientes, otimizando e humanizando o atendimento”, destaca o prefeito Daniel Netto Cândido.

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Karin Leopoldo, o agendamento deixará de ser limitado ao mês corrente e não haverá mais a distribuição de senhas para consultas por ordem de chegada. Cada unidade contará com um profissional que será responsável pelo acolhimento e outro pelo atendimento inicial, que fará o encaminhamento mais adequado após ouvir o relato do paciente.

“A demanda passará a ser livre e espontânea. O atendimento não será mais determinado pela quantidade de consultas, mas sim pelo tempo disponível. A ideia é fazer hoje o que precisa ser feito hoje, sem deixar para amanhã”, comenta Karin. Conforme ela explica, a implementação do programa será efetuada em três etapas.

A primeira delas será a realização de reuniões com as comunidades pra explicar o novo modelo e sanar eventuais dúvidas. A segunda será a capacitação de todos os servidores da rede municipal de Saúde, em parceria com o governo do Estado. E, a terceira, a adoção gradativa da metodologia, a partir de setembro, em cada uma das UBSs do município.

Reuniões nas comunidades

Os encontros para explicar o funcionamento do novo modelo aos moradores iniciam já nesta semana. As reuniões tratarão também sobre as mudanças no sistema de marcação de consultas nas especialidades de Ginecologia e Pediatria, projetadas para ocorrerem a partir de julho. Confira o cronograma:

* Colônia Nova Itália e Fernandes

Data: terça-feira (11 de junho), às 16h

Local: UBS Colônia Nova Itália

* Tigipió e Arataca

Data: terça-feira (11 de junho), às 18h

Local: UBS Tigipió

* Jardim São Paulo, Tajuba II e Timbezinho

Data: quarta-feira (12 de junho), às 18h30

Local: CRAS

* Centro