São João Batista recebe três ônibus

Ministério da Educação (MEC), por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) fez a entrega dos veículos nesta segunda-feira, 15, em evento na Capital

O prefeito Daniel Netto Cândido,  o secretário de educação, Edésio Pedrinho Tomasi, o diretor de transportes, Almir Soares e os motoristas Welington dos Santos Brandão e Osvaldo Rodrigues da Silva iniciaram a semana de maneira diferente, com mais alegria. É que o Município foi contemplado com três dos 74 ônibus escolares que o ministro da Educação, Abraham Weintraub, o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni e o governador do Estado de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva, entregaram na Base Aérea de Florianópolis, na manhã desta segunda.

Os ônibus foram adquiridos pelo Programa Caminho da Escola e destinados a 64 municípios. Os veículos integram um pacote de aquisições que totaliza 116 ônibus para 93 cidades.  Os outros 42 veículos aguardam emplacamento e finalização dos processos de documentação e serão entregues até o final de julho.

Os micro-ônibus que têm 29 lugares, são cem por cento acessível e tiveram um custo de R$ 189.900,00 por unidade. “Esta entrega sinaliza como vamos mudar nosso país, dando importância ao ensino básico, a base da nossa Educação” ressaltou o ministro da Educação, Abraham Weintraub.

O ministro-chefe da Casa Civil do governo federal, Ônyx Lorenzoni, destacou a importância do investimento associando-a a dificuldades com origem no ensino básico, como interpretar textos e resolver equações, entre os jovens que chegam à universidade “Neste momento, ou fazemos a diferença na base ou não faremos diferença no futuro”.

O prefeito Daniel relatou que é uma conquista muito importante para educação, pois os alunos terão mais conforto e segurança. “Estamos felizes, pois fomos o Município que mais ganhou veículos. Isso reflete o relacionamento que construímos ao longo do mandato. Somos muito gratos aos deputados, Peninha e Kleinubing e ao Senador Dário Berger pela indicação. Nossa cidade está entre as que mais crescem do Estado nos últimos anos e com isso aumentam muito as demandas em áreas como a educação”.

O investimento do governo federal para a aquisição de toda a frota foi de R$ 22 milhões, provenientes de emenda da bancada parlamentar do estado de Santa Catarina.

Um dos autores da emenda, o deputado federal Rogério Peninha Mendonça (MDB-SC) disse que a liberação dos recursos é um “protagonismo” dividido entre governo federal, a bancada de Santa Catarina e o governo do estado sulista.

Novo projeto

O governador do Estado de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva, descreveu a importância do incremento na frota do transporte escolar de SC. “Entre 2011 e 2016, Santa Catarina adquiriu 252 ônibus escolares. Já esta aquisição representa um aumento de 46% na frota. Como próximos passos, estamos empreendendo novos esforços em um projeto, em análise junto ao FNDE, para contemplar investimentos na Educação de 50 municípios com o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)”, anunciou