Novo modelo de gerência do Hospital Monsenhor José Locks completa um ano

Melhorias no atendimento à comunidade, retomada das obras de reforma e diminuição das filas de espera estão entre os principais avanços verificados no período

Adotado há um ano, o novo modelo de gerência do Hospital Monsenhor José Locks tem rendido avanços importantes para toda a comunidade de São João Batista. Alguns são nítidos, como a retomada das obras de reforma, que já refletiu na abertura de nova recepção e pronto atendimento, além da renovação da fachada. Enquanto outros não aparecem tanto, mas são igualmente relevantes, como a diminuição das filas de espera para consultas, exames e cirurgias em especialidades médicas.

“Quando optamos por firmar um convênio de parceria para gerência do Hospital, sabíamos que era o caminho mais adequado a se tomar. Estamos conseguindo fazer mais, com os mesmos recursos. E, o melhor, com qualidade e responsabilidade, sem inviabilizar o município. Quem ganha com isso é o cidadão, que sabe que aqui mesmo em nossa cidade tem acesso a uma grande variedade de serviços na área da Saúde”, avalia o prefeito Daniel Netto Cândido.

A parceria, firmada com a Associação da Redeh Beneficência Cristã, que gerencia outros oito hospitais em Santa Catarina, possibilita um planejamento conjunto de estratégias a serem adotadas a curto, médio e longo prazos. Algumas delas foram apresentadas na manhã desta quinta (15), em reunião realizada a pedido da vereadora Rúbia Alice Tamanini Duarte, que contou com a presença do diretor da entidade, Richard Choseki, do prefeito Daniel e da Secretária Municipal de Saúde, Karin Leopoldo.

Os vereadores Ademir José Rover, Almir Peixer, Leoncio Paulo Cypriani, Milson da Silva e Tarciso Soares também participaram. Durante o encontro, também foram apresentados dados de atendimento no período e números relativos aos repasses para manutenção dos serviços, assim como efetuada visita às instalações do Hospital. Uma audiência pública para prestação de contas à comunidade será realizada entre setembro e outubro.

Dados de atendimento

Entre os dados apresentados durante a reunião, alguns chamam a atenção. Entre eles, o de 43.945 consultas no pronto atendimento realizadas ao longo dos últimos 12 meses. O número de partos normais e cesáreas registrados no período foi de 328. Já por meio da Clínica do Povo, que é administrada pelo Hospital, foram efetuadas 7.016 consultas e 2.099 exames em diversas especialidades médicas. Todos os dados se referem a procedimentos realizados via SUS, já tendo sido validados tanto pelo Secretaria Municipal como pelo Ministério de Saúde.