UBS Jardim São Paulo adota novo modelo de atendimento a partir da próxima terça

Unidade estará fechada nesta quinta (26), das 15h às 17h, para reunião com todos os profissionais que atuam no local

O Programa Acolher Você será ampliado para a Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim São Paulo a partir da próxima terça (01/10). O novo modelo de atendimento, que já está sendo adotado pela UBS Centro, tem como premissa a garantia de acolhimento a todos os usuários do SUS que necessitem. O fim das filas nas madrugadas é outro dos reflexos.

“O Acolher Você coloca a necessidade do paciente em primeiro plano. Nossa principal meta é humanizar e otimizar o atendimento, mantendo a qualidade nos serviços”, resume o prefeito Daniel Netto Cândido. Com o novo sistema, o agendamento deixa de ser limitado ao mês corrente e não há mais a distribuição de senhas para consultas por ordem de chegada.

“A demanda passa a ser livre e espontânea. O atendimento não é mais determinado pela quantidade de consultas, mas sim pelo tempo disponível. A ideia é fazer hoje o que precisa ser feito hoje, sem deixar para amanhã”, comenta a secretária municipal de Saúde, Karin Leopoldo.

Conforme ela explica, a unidade passa a contar com um profissional responsável pelo acolhimento e outro pelo atendimento inicial, que fará o encaminhamento mais adequado após ouvir o relato do paciente. O horário de atendimento permanece o mesmo, de segunda a sexta, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.

Reunião de servidores

Para acertar os últimos detalhes, uma reunião com todos os profissionais que atuam na UBS Jardim São Paulo acontecerá nesta quinta (26), das 15h às 17h. Por conta disto, a unidade ficará fechada neste horário. Durante o encontro, também serão tratados outros assuntos pertinentes às atividades, em atendimento à Portaria nº 01/2019 – SMS, que estabelece que, em UBSs que possuam mais de uma equipe, sejam realizadas reuniões a cada dois meses com a finalidade de realizar alinhamento técnico e de processos de trabalho.