RespirArte: Funjuve apoia inscrições de batistenses em edital de estimulo à cultura

Fundação Nacional de Artes selecionará 1,6 mil vídeos com premiação de R$ 2,5 mil cada

A Fundação Municipal de Cultura e Juventude (Funjuve) informa aos interessados que já estão abertas as inscrições para o Prêmio Funarte RespirArte. Promovida pela Fundação Nacional de Artes, a ferramenta selecionará 1,6 mil vídeos on-line inéditos. Cada um deles será contemplado com R$ 2,5 mil.

“Estamos à disposição para auxiliar os artistas locais que queiram se inscrever no edital, inclusive com o Centro Cultural Batistense podendo ser utilizado para as gravações”, destaca o diretor-executivo da Funjuve, Jerry Andriani Laurindo. Interessados podem entrar em contato pelo fone (48) 3265-1983 ou diretamente na sede da Fundação, que funciona junto à Escola Municipal de Dança, Teatro e Música (rua Ramão Pedro Rodrigues, s/nº).

O RespirArte alcançará as seguintes áreas: circo, artes visuais, música, dança, teatro e artes integradas. A Fundação concederá 270 prêmios para cada uma das linguagens específicas e 250 para artes integradas, em um investimento total de R$ 4.072.000,00.

Podem se inscrever no edital, gratuitamente, brasileiros natos ou naturalizados, maiores de 18 anos; e pessoas jurídicas de natureza cultural – tais como produtoras, companhias ou grupos. Os participantes devem ter residência ou sede e atuação comprovadas no país. As inscrições devem ser realizadas por meio do formulário online, disponível em https://www.funarte.gov.br/edital/premio-funarte-respirarte/, até as 17h59 do dia 3 de agosto.

Todas as produções inscritas devem ser registradas em vídeos, formatados segundo critérios estabelecidos no edital e publicados em plataformas digitais de acesso público. O número de prêmios poderá ser ampliado, caso a Funarte venha a dispor de mais recursos.

O vídeo inscrito deverá ser disponibilizado em arquivo online, por meio de link, com compartilhamento aberto, informado no formulário de inscrição. Neste deve ser anexado o currículo do candidato – no qual se comprove atuação no Brasil, na área artística na qual se inscreveu.

No edital, os interessados encontrarão instruções sobre especificações técnicas do vídeo, inscrições, sugestões de plataformas online ou em nuvem de armazenamento, link de disponibilização e preenchimento de formulário, além de outras informações e regras detalhadas.

São aceitos no processo seletivo os seguintes tipos de trabalhos:

* Artes Visuais – produções em diferentes práticas contemporâneas, como performance, vídeo de artistas, “videomapping” e arte sonora, entre outras; bem como nas demais práticas convencionais, como pintura, escultura, desenho, gravura, fotografia, entre outras, e suas “interfaces para veiculação em plataformas digitais”.

* Dança – para trabalhos nos diversos segmentos dessa linguagem.

* Teatro: criações nas várias modalidades, tais como contação de histórias, teatro de bonecos, de fantoches, de sombras; e no formato de monólogo, leitura dramática, drama e humor, entre outros.

* Circo – produções nos diferentes tipos de artes circenses.

* Música: trabalhos em qualquer estilo e gênero musical.

* Artes integradas: criações direcionadas, de forma integrada, para mais de uma das linguagens citadas acima.