Situação de emergência é declarada em SJB após passagem de ciclone

Fenômeno, que atingiu município na tarde de terça (30), causou estragos em todos os bairros e interior

O município de São João Batista declarou, por meio do Decreto nº 3982/2020, situação de emergência devido às consequências da passagem do “ciclone bomba” na tarde de terça (30). As fortes rajadas de vento resultaram em uma série de estragos em todos os bairros e no interior, além de deixar a cidade sem energia elétrica, telefonia móvel e internet por quase dois dias.

Algumas regiões do município, ainda na tarde desta sexta (03), permanecem sem acesso aos serviços. Os trabalhos para retirada de árvores caídas e limpeza de vias também seguem em andamento, assim como o atendimento a famílias que tiveram residências parcialmente destelhadas.

Relatório preliminar dos danos causados às estruturas públicas foi encaminhado pela Defesa Civil do município ao Governo do Estado de Santa Catarina, que decretou calamidade pública devido às consequências do evento climático. Levantamento detalhado, contemplando informações sobre os prejuízos de produtores rurais, comércio e indústrias locais, será finalizado nos próximos dias.

A declaração de estado de emergência possibilita a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Coordenadoria de Defesa Civil nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução. Assim como autoriza a eventual convocação de voluntários para auxiliar nas ações.