Prefeitura recebe Plano Estratégico de Turismo
Executado em parceria com o Sebrae/SC e a comunidade, projeto teve como objetivo a organização e o desenvolvimento sustentável do setor no município
Um novo eixo econômico começa a se desenvolver em São João Batista, o turismo. Agora a cidade passou a contar com um suporte extra para promover o desenvolvimento sustentável desse importante setor, o Plano Estratégico do Turismo. O documento, que contempla 12 objetivos, 48 estratégias de atuação e 120 ações foi entregue ao prefeito Daniel Netto Cândido na tarde desta segunda-feira (30).
Elaborado ao longo do ano por representantes da iniciativa privada, de entidades, da comunidade e do poder público, o documento possui cinco segmentos que servirão de base para a organização do setor no município.
São eles: Turismo de Compras, Turismo Religioso, Turismo Rural, Turismo Histórico/Cultural e Ecoturismo/Turismo de Aventura. Também foram definidos grupos de trabalho para avaliar, discutir e propor soluções para cada um dos eixos.
Os trabalhos foram conduzidos pelas consultoras especializadas do Sebrae/SC, Silvia Nowalski e Karla Hall. A elaboração do Plano Estratégico do Turismo de São João Batista foi uma solução viabilizada por meio do segundo ciclo do programa Cidade Empreendedora, resultante da parceria entre a Prefeitura Municipal e o Sebrae/SC.
“Tivemos várias reuniões e visitas a atrativos para construir esse documento que dará a direção para as próximas ações. Cada um contribuiu muito. Que possamos manter esse grupo unido para dar sequência aos trabalhos”, descreveu Silvia.
O coordenador regional do Sebrae/SC, Alcides Sgrott Filho, agradeceu a participação de todos e destacou que a parceria da entidade com São João Batista é de longa data. “Esse incentivo da prefeitura é muito importante. Mesmo com um ano diferente devido à pandemia do novo coronavírus buscamos sempre fazer o melhor”, acrescentou.
O prefeito Daniel relembrou várias ações do programa Cidade Empreendedora, iniciado em 2017. “Foram ações que fizeram com a que gestão se tornasse mais eficiente. Sempre acreditamos que tínhamos um potencial também nessa área”.
O Chefe do Executivo afirmou que, com toda certeza, o plano foi muito bem elaborado, pois teve a participação de pessoas que querem o melhor para cidade. Além disso, anunciou a licitação para construção do Museu do Calçado, no próximo dia 4, mais um importante atrativo turístico.
“O turismo é uma grande fonte de renda. A pandemia atrapalhou um pouco, mas chegará ao fim. Por isso, não deixamos de fazer a nossa parte ao longo do tempo, pois acreditamos nesse setor”, finalizou.