Dez leitos de UTI Covid são entregues em São João Batista

Estrutura, viabilizada por meio de parceria entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado de Santa Catarina, foi instalada no Hospital Monsenhor José Locks

São João Batista ganhou um importante reforço na guerra contra a Covid-19. Dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) foram instalados no Hospital Monsenhor José Locks e foram oficialmente entregues pela administração municipal na manhã desta segunda-feira (12).

Um deles, inclusive, já está sendo utilizado para o tratamento de um paciente em estado grave. A montagem da estrutura foi viabilizada por meio de uma parceria entre a administração municipal e o Governo do Estado de Santa Catarina, assim como com o apoio da Câmara de Vereadores. O investimento inicial para aquisição de equipamentos e insumos foi de R$ 1,3 milhão.

“Vamos cuidar da saúde do nosso povo. Tenho certeza que vamos salvar muitas vidas com estes leitos de UTI. Com esta nova ala, o município se consolida como um centro de serviços de alta complexidade para toda a região”, destaca o prefeito Pedro Alfredo Ramos, o Pedroca.

Conforme ressalta a secretária municipal de saúde de São João Batista, Karin Leopoldo, estes são os primeiros leitos de UTI a serem implantados na cidade. Um dos diferenciais da estrutura é contar com a oferta de hemodiálise em dois dos leitos. “Nosso desejo é que ninguém venha a usar, mas é nosso dever dar a esperança para quem precisar de um leito”, avalia.

Já a diretora do Hospital, Scheyla Froese, destaca que, mesmo com a necessidade de reorganização do espaço físico, a implantação da nova ala foi viabilizada em menos de 20 dias. “É importante para o município e toda a nossa região, tendo em vista que nossos pacientes graves tinham que ser removidos para a capital. O impacto no nosso atendimento é que, agora, conseguiremos ter uma resolução em tempo menor”, afirma.

A ala de UTI leva o nome de Jamir Bernardino Fontes, ex-secretário municipal de Administração, que faleceu no ano passado por complicações decorrentes da Covid-19. Os leitos serão regulados pela central de leitos da Secretaria de Estado da Saúde.