Dia D da vacinação contra a gripe acontece sábado (24)

Sábado (24) é o Dia D da Campanha de Vacinação contra a Gripe em São João Batista. Três unidades estarão abertas, das 8h às 17h, para aplicação das doses em crianças de seis meses a menores de seis anos de idade, gestantes e puérperas (demais grupos prioritários serão atendidos em outras fases da campanha). São elas: Centro, Jardim São Paulo e Novo Horizonte (situada no bairro Ribanceira do Sul).

A vacina é aplicada em dose única, via intramuscular. Para recebe-la, é necessário apresentar Cartão do SUS e Carteirinha de Vacinação (se tiver), além de obediência aos regramentos sanitários contra a Covid-19.

“A vacina contra a gripe é considerada uma das medidas mais eficazes para se proteger das formas graves do vírus da Influenza (H1N1, H2N3 e Influenza B). Mesmo quem participou de campanhas anteriores, deve se imunizar novamente, já que a vacina contra a gripe é atualizada anualmente”, esclarece a secretária municipal de Saúde, Karin Leopoldo.

A população, além do Dia D, pode ter acesso à vacinação contra a gripe de segunda a sexta-feira, nas três salas de vacinação do município. Na UBS Centro e na UBS Novo Horizonte, o atendimento é das 8h às 12h e das 13h às 17h. Já na UBS Jardim São Paulo, o horário de aplicação das doses é das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h30.

Vacinação contra a febre amarela

Também neste sábado (24), serão aplicadas vacinas contra a febre amarela para população com idade entre nove meses e 59 anos que ainda não se imunizou contra a doença. As doses estarão disponíveis nas três unidades, também das 8h às 17h. Quem tem mais de 60 anos, deve apresentar prescrição médica.

Conforme informa a Secretaria Municipal de Saúde de São João Batista, apenas uma dose contra a febre amarela é o suficiente. Ou seja, quem já recebeu a vacina antes, não precisa se imunizar novamente.

Etapas da vacinação contra a gripe

– Primeira etapa (12/04 a 10/05): crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas; povos indígenas; e trabalhadores da saúde (prevista para iniciar nas próximas semanas, assim que mais doses forem recebidas);

– Segunda etapa (11/05 a 08/06): idosos com 60 anos ou mais; e professores das escolas públicas e privadas;

– Terceira etapa (09/06 a 09/07): pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; forças de segurança e salvamento, forças armadas; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Locais de vacinação

– UBS Centro (Rua Gilson Geraldo Sartori, nº 411): atendimento de segunda a sexta-feira, das das 8h às 12h e das 13h às 17h. E, neste sábado (24), no Dia D da campanha, das 8h às 17h.

– UBS Jardim São Paulo (Rua Tibúrcio Taurino Bozzano): atendimento de segunda a sexta-feira, das das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h30. E, neste sábado (24), no Dia D da campanha, das 8h às 17h.

– UBS Novo Horizonte (Rua João Nicolodi, Ribanceira do Sul): atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. E, neste sábado (24), no Dia D da campanha, das 8h às 17h.