Vacinação contra a gripe será estendida para professores e pessoas a partir de 60 anos em SJB

Doses serão disponibilizadas a partir desta terça-feira (11) em dez locais

A Secretaria Municipal de Saúde de São João Batista comunica que a segunda etapa da campanha de vacinação contra a gripe inicia nesta terça-feira (11) e segue até 8 de junho. Nesta fase, as doses serão disponibilizadas para pessoas com 60 anos ou mais e professores de escolas públicas e privadas. Quem recebeu a vacina contra a Covid-19 deve esperar no mínimo 15 dias para tomar a vacina contra a gripe.

As doses serão oferecida em oito pontos estratégicos (confira cronograma abaixo). Para recebe-las, é necessário apresentar Cartão do SUS e Carteirinha de Vacinação (se tiver), além de obediência aos regramentos sanitários contra a Covid-19. No caso dos professores, as unidades realizarão agendamento prévio, sendo obrigatória a apresentação de comprovante de atuação no núcleo escolar.

“A vacina contra a gripe é considerada uma das medidas mais eficazes para se proteger das formas graves do vírus da Influenza (H1N1, H2N3 e Influenza B). Mesmo quem participou de campanhas anteriores, deve se imunizar novamente, já que a vacina contra a gripe é atualizada anualmente”, esclarece a secretária municipal de Saúde, Karin Leopoldo.

Ela destaca, ainda, que as doses também estão disponíveis para profissionais da saúde, crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes e puérperas que ainda não se imunizaram contra a gripe. Demais grupos prioritários serão atendidos na terceira etapa da campanha.

Locais de vacinação

– UBS Novo Horizonte: aplicação das vacinas nas segundas e sextas-feiras, das 13h às 16h40

– UBS Tigipió: aplicação das vacinas nas segundas-feiras, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h30

– UBS Colônia Nova Itália: aplicação das vacinas nas terças-feiras, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h30

– UBS Fernandes: aplicação das vacinas nas terças-feiras, das 8h30 às 11h30, e nas quintas-feiras, das 13h30 às 16h30

– UBS Ribanceira do Sul: aplicação das vacinas nas quartas-feiras, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h30

– UBS Carmelo: aplicação das vacinas nas sextas-feiras, das 13h às 16h30

– UBS Cardoso: aplicação das vacinas nas terças-feiras, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h

– Centro Municipal de Convivência do Idoso: aplicação das vacinas nas terças e quintas-feiras, das 14h30 às 16h30

Etapas da vacinação contra a gripe

– Primeira etapa (12/04 a 10/05): crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas; povos indígenas; e trabalhadores da saúde;

– Segunda etapa (11/05 a 08/06): idosos com 60 anos ou mais; e professores das escolas públicas e privadas;

– Terceira etapa (09/06 a 09/07): pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; forças de segurança e salvamento, forças armadas; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.