Assistência Social de São João Batista lança programa Rota Jovem

Por meio do projeto, adolescentes detentores da ID Jovem terão acesso a pequenas excursões e visitas culturais

A Secretaria Municipal de Assistência Social de São João Batista lançou, na tarde desta quarta-feira (16), o programa Rota Jovem. A iniciativa possibilitará que adolescentes detentores da ID Jovem tenham acesso a pequenas excursões e visitas culturais em pontos de interesse situados em Santa Catarina.

Todos os passeios terão transporte gratuito, mediante inscrição prévia, e contarão sempre com o acompanhamento de um socioeducador. Os participantes deverão seguir um código de condutas e, caso descumpram as regras, serão suspensos de ações futuras. Jovens com menos de 18 anos deverão apresentar autorização dos pais para viajar.

“Este programa foi inspirado em ações que conhecemos durante recente viagem a Brasília e, certamente, terá um importante papel de inserção social. Vamos possibilitar que estes jovens conheçam novos lugares e expandam seus horizontes, contribuindo para formação deles como cidadãos”, destaca a secretária municipal de Assistência Social, Rúbia Tamanini.

O ato contou também com a presença do promotor Nilton Exterkoetter, de servidores da pasta e de jovens que serão atendidos pelo projeto. A ação inaugural do Rota Jovem será realizada ainda nesta quarta-feira. Um grupo, composto por adolescentes com idades entre 15 e 21 anos, irá ao cinema de Brusque, com os valores da entrada custeados por apoiadores do programa.

Sobre a ID Jovem

Trata-se de um documento que possibilita o acesso de jovens de baixa renda a diversos benefícios, como o da meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e o de vagas gratuitas ou com desconto no transporte coletivo interestadual. Para estar apto ao programa, é necessário ter idade entre 15 e 29 anos, renda familiar de até dois salários mínimos e estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

A ID Jovem é emitida gratuitamente pela Secretaria Nacional da Juventude pelo site https://idjovem.juventude.gov.br ou, então, pelo aplicativo ‘ID Jovem 2.0 (Oficial)’ (atualmente disponível apenas para dispositivos com sistema Android). Para que a emissão possa ser realizada, é preciso que o jovem beneficiário saiba seu Número de Identificação Social (NIS) e que seu cadastro junto ao CadÚnico tenha sido atualizado nos últimos 24 meses.

A validade da ID Jovem é de 180 dias e, ao término deste prazo, é necessário emiti-la novamente, quando são verificados se os requisitos para sua obtenção foram mantidos. Como forma de incentivar a adesão ao programa, a Secretaria Municipal de Assistência Social disponibiliza auxílio para a geração do documento. O atendimento ocorre todas as segundas-feiras, das 13h às 17h, na própria Secretaria (rua Tibúrcio Taurino Bozzano, n° 210, bairro Jardim São Paulo). É necessário apresentar documento de identificação com foto e CPF.