Unidades Básicas de Saúde de SJB normalizam fluxo de atendimentos odontológicos

Retomada foi possibilitada pela revogação de nota conjunta que trazia restrições durante a pandemia da Covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde de São João Batista normalizou nesta semana o fluxo de atendimentos odontológicos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. As alterações foram possibilitadas pela revogação da Nota Técnica Conjunta DIVS N° 003/DIVS/DIVE/SUV/SES/SC, que tratava sobre restrições durante a pandemia da Covid-19.

Com isso, consultas odontológicas de rotina voltaram a ser oferecidas nas UBSs Cardoso, Centro, Colônia Nova Itália, Fernandes, Jardim São Paulo, Novo Horizonte, Ribanceira do Sul e Tigipió. Anteriormente, apenas casos de urgência e emergência estavam sendo atendidos.

“Iniciamos nesta semana a normalização dos atendimentos. Dentro do programa Acolher Você, a ideia é fazer acesso avançado, assim como na área médica. Ou seja, o paciente se dirige até a unidade de referência e o cirurgião dentista faz o acolhimento, agendando ou atendendo na hora, conforme a gravidade do caso”, explica a coordenadora municipal de Saúde Bucal, Tatiane Yanaze.

Ela destaca, ainda, que, com a gradativa normalização das atividades de Estratégia da Saúde da Família (ESF), o setor pretende também trabalhar com ações preventivas e educativas, com foco na promoção de bons hábitos de higiene bucal.