Primeiro ciclo do programa Famílias Fortes é concluído em São João Batista

Iniciativa foi desenvolvida junto a 15 famílias por meio de parceria entre a Secretaria Nacional da Família e a Secretaria Municipal de Assistência Social

A formatura dos participantes do primeiro ciclo do programa Famílias Fortes em São João Batista foi realizada na noite desta terça-feira (08), no Restaurante e Pizzaria Wisbecki. A iniciativa foi resultante de uma parceria entre o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, por meio da Secretaria Nacional da Família, e a Prefeitura de São João Batista, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social.

“São João Batista teve, desde o primeiro momento, um olhar especial para família, sendo o primeiro município da Região Sul a abraçar este projeto. A vitória no coração de uma família, é a vitória no coração de muitas. Perseverar é preciso. Vamos, juntos, nesta luta para melhorar o Brasil a partir de cada família”, comenta a secretária nacional da Família, Angela Gandra.

O programa contou com a participação de 15 famílias batistenses, com filhos com idade entre 10 e 14 anos. A metodologia foi desenvolvida ao longo de sete encontros semanais, realizados entre outubro e novembro. O programa tem como objetivo geral a promoção do bem-estar dos membros da família a partir do fortalecimento de seus vínculos e do desenvolvimento de habilidades parentais e sociais.

E, entre os objetivos específicos, ensinar pais e filhos a desenvolverem maneiras eficazes de comunicação e relacionamento, ajudar os pais a disciplinar e orientar de forma mais eficaz, assim como os filhos a compreender e valorizar os pais. Ensinar os filhos a lidar com o estresse e a pressão dos amigos e promover uma expectativa de futuro aos jovens também estiveram entre os tópicos trabalhados.

“Tivemos a honra, e também o desafio, de sermos a primeira cidade da Região Sul do País a aderir a este programa federal. E, graças ao comprometimento dos participantes e o empenho de nossa equipe, avaliamos como um grande sucesso. Tenho certeza que, o que foi aprendido ao longo destes sete encontros, trará um impacto positivo para a qualidade de vida destas famílias”, analisa a secretária municipal de Assistência Social, Rúbia Tamanini.