Esquenta Orelha: contêiner será instalado na segunda-feira (13)

Estrutura foi elaborada como ação integrante do projeto “Identificação dos Mestres Artífices e Saberes Tradicionais de São João Batista”

São João Batista ganhará um cenário itinerante que recria virtualmente uma “esquenta orelha”. O espaço, elaborado dentro de um contêiner com dimensões de 2,5 metros por 3 metros, será instalado na segunda-feira (13), às 9h, no pátio do Centro Cultural Batistense Professora Maria Roselene Duarte Clemes (Rua Ramão Pedro Rodrigues, s/n°).

A iniciativa integra o projeto “Identificação dos Mestres Artífices e Saberes Tradicionais de São João Batista/SC”, realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Fundação Municipal de Cultura e Juventude (Funjuve).

O trabalho foi custeado com recursos provenientes do Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, promovido pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC).  O projeto foi um dos selecionados na categoria Patrimônio Imaterial – Eixo Produção/Difusão da edição de 2019, sendo contemplado com R$ 30 mil.

O trabalho tem como proposta traçar um paralelo dos primórdios da indústria calçadista no município até a consolidação do setor como motor da economia de São João Batista a partir da década de 1990. E, também, registrar parte desta história em material audiovisual, que pode ser conferida no guia disponível em https://bit.ly/31W5wxu.

Mestres em saberes tradicionais

Na oportunidade, também será concedido o título de “Mestre em Saberes Tradicionais de São João Batista” a doze cidadãos que apoiaram o processo de desenvolvimento do projeto, além de possuírem grande contribuição na história da indústria calçadista do município. São eles:

– Onalício Pereira de Melo

– José Evanildo Clemes

– Dário Hercílio Paschoal

– Jair Sebastião de Amorim

– Juventina Colioni Cunha

– Luci de Azevedo Moresco (in memoriam)

– Mira Saíde da Silva

– Eduardo Jacinto (in memoriam)

– Ivan Luiz da Silva

– José de Oliveira Filho (in memoriam)