Secretaria de Saúde de São João Batista alerta para aumento de casos de doenças respiratórias

Medidas preventivas, como uso de máscara, higienização constante das mãos e evitar aglomerações, seguem sendo recomendadas para reduzir risco de contaminação

A primeira semana de 2022 tem sido marcada pelo aumento na procura por atendimento médico de pacientes com sintomas respiratórios nas unidades de saúde de São João Batista. Devido ao cenário, a Secretaria Municipal de Saúde alerta a comunidade para seguir as medidas preventivas recomendadas como forma de reduzir os riscos de contaminação.

“Santa Catarina vive, hoje, dois surtos: um de Covid-19 e outro de Influenza H3N2. Por isso, é essencial que as pessoas mantenham ou retomem o uso de máscara e a higienização constante das mãos, além de evitar aglomerações. E, caso sintam algum sintoma característico das doenças, procurem uma unidade de saúde“, destaca a secretária municipal de Saúde, Karin Leopoldo.

Nos primeiros dias de janeiro, o número de atendimentos em São João Batista cresceu quase 60% em comparação à média de dezembro. Conforme destaca a Secretaria Municipal de Saúde, todas as Unidades Básicas de Saúde já retomaram o funcionamento em horários regulares, sendo que a UBS Jardim São Paulo atende até as 19h e a do Centro até as 21h.

“Apesar da procura ter crescido, o número de atendimentos está sob controle no momento. Não falta medicação, nem teste de Covid-19 para pacientes que apresentem sintomas respiratórios. No entanto, devido ao aumento nos índices de transmissibilidade em todo o País, cada um deve fazer a sua parte para evitar que o cenário se agrave na cidade“, complementa Karin.

Vacinação contra Covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde reforça, ainda, que a campanha de imunização contra a Covid-19 segue em andamento, sendo disponibilizadas tanto primeiras doses, como segundas doses e doses de reforço. Confira locais e horários de atendimento em https://bit.ly/3pHLxKy.

Casos de rotavírus

A Secretaria Municipal de Saúde alerta também para o aumento no número de casos de rotavírus no início deste ano. A recomendação é que pacientes que apresentem sintomas característicos da doença, como vômito e diarreia, procurem atendimento em uma unidade de saúde.

A higienização das mãos com água e sabão ou álcool-gel, principalmente antes das refeições e após o banheiro, é considerada uma das principais medidas para evitar a contaminação. Assim como a ingestão de alimentos bem higienizados e se manter sempre hidratado (a).