Previne Brasil: São João Batista se destaca em avaliação de indicadores de saúde da Grande Florianópolis

Com nota máxima em cinco de sete indicadores, município obteve o melhor desempenho na região entre aqueles com mais de 10 mil habitantes

São João Batista conquistou o quarto lugar no geral e o primeiro lugar entre os municípios com mais de 10 mil habitantes da Grande Florianópolis na avaliação de desempenho do programa Previne Brasil relativa ao terceiro quadrimestre de 2021. A nota média alcançada pela Capital Catarinense do Calçado foi 8,47, sendo que, dos sete indicadores analisados, foram cinco notas 10.

Na área de Saúde da Mulher, São João Batista obteve pontuação máxima devido à proporção de gestantes com pelo menos seis consultas pré-natal realizadas, à proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV e à proporção de gestantes com atendimentos odontológicos realizados. Também foram conquistadas notas 10 por conta da cobertura vacinal de poliomielite inativada e de pentavalente e do percentual de diabéticos com solicitação de hemoglobina glicada.

Com os resultados, São João Batista garante o direito à manutenção do recebimento integral das transferências da União referentes ao programa. Criado em 2019, como novo modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS) do país, o Previne Brasil tem parte de seus repasses vinculados ao desempenho alcançado pelas equipes de saúde.

“Este resultado é motivo de orgulho e demonstra o avanço que temos alcançado em diferentes segmentos da saúde, apesar dos desafios enfrentados por conta da pandemia da Covid-19. Todas as equipes estão de parabéns pelo empenho e trabalho que vem sendo executado, refletindo diretamente na melhoria dos serviços prestados à população“, comenta a secretária municipal de Saúde, Karin Leopoldo.