São João Batista integra comitiva da Granfpolis em visita técnica à usina de asfalto de Pinhalzinho

Municípios do Vale do Rio Tijucas estão estudando possibilidade de implantação de estrutura similar para atender as necessidades da região

São João Batista integrou comitiva da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis (Granfpolis), que visitou, nesta semana, a usina de asfalto localizada no município de Pinhalzinho, no Oeste catarinense. Designado pelo prefeito Pedro Alfredo Ramos, o Pedroca, o assessor de gabinete Plácido Vargas representou a Capital Catarinense do Calçado na viagem.

Implementada em 2012, por meio do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Infraestrutura Rodoviária (Cidir), a usina atende a 15 municípios da região de Pinhalzinho. O trabalho de cooperação entre as prefeituras resulta em uma economia que varia de 30% a 50% em custos com asfalto.

Conforme explica Plácido, os municípios do Vale do Rio Tijucas estão estudando a possibilidade da criação de um consórcio multifinalitário para implantação de uma usina de asfalto na região, em projeto que contaria com a parceria do Governo do Estado de Santa Catarina. “Esta visita foi muito importante para conhecermos, na prática, o funcionamento de uma usina de asfalto. Algo que, se vier a ser concretizado aqui, impulsionará o desenvolvimento de São João Batista e região”, avalia o assessor.

Ele destaca, ainda, que a comitiva da Granfpolis visitou também o Município de Arroio Trinta, detentor do título de Capital Catarinense da Cultura Italiana. “Tivemos a oportunidade de conversar com o prefeito Alcidir Felchilcher e sua equipe. Uma troca de experiências importante, tendo em vista o trabalho que vem sendo desenvolvido na nossa Colônia Nova Itália, que é o berço da imigração italiana no Brasil”, complementa.