Sem custo adicional, parte do Imposto de Renda pode ser destinada a projetos sociais de SJB

Pessoas físicas e pessoas jurídicas podem direcionar parte do imposto ao Fundo Municipal da Infância e Adolescência e/ou ao Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

Você sabia que parte do seu Imposto de Renda (IR) pode ser direcionado para projetos sociais realizados em São João Batista? E, o melhor, sem nenhum custo adicional? Para tal, é necessário informar ao contador que deseja destinar os recursos diretamente ao Fundo Municipal para a Infância e a Adolescência (FIA) e/ou ao Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.

Pessoas físicas que optem pela Declaração com Formulário Completo podem fazer a destinação de duas formas. A primeira é via depósito bancário identificado, diretamente ao FIA, até 31 de dezembro do ano-calendário com declaração no ano seguinte. Neste caso, o contribuinte deve calcular o imposto devido e doar até 6% do total. Ao realizar o ajuste fiscal no ano seguinte, os pagamentos devem ser informados na declaração, a partir dos recibos emitidos pelo CMDCA.

A segunda forma, é efetuar a dedução de até 3% diretamente no momento da Declaração Anual de Ajuste, cujo prazo iniciou na última semana e segue até o fim de abril. Pessoas jurídicas tributadas com base no lucro real também podem destinar 1% do IR, até o encerramento de cada exercício. Esclarecimentos de dúvidas e mais informações podem ser obtidas pelo fone (48) 3265-2637.

“Em parceria com os conselhos municipais responsáveis e com os escritórios de contabilidade, estamos lançando uma campanha para difundir informações sobre como funcionam estas destinações. É uma iniciativa muito importante, já que o simples direcionamento de parte do IR, sem nenhum custo adicional, pode ajudar a transformar o futuro de crianças e adolescentes da própria cidade, bem como de nossos idosos”, destaca a secretária municipal de Assistência Social, Naldir da Silva Alexandre.

Informações dos Fundos

Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa