Rede municipal de ensino de São João Batista promove revisão de Projetos Políticos Pedagógicos
Documento tem como objetivo orientar ações educativas a serem desenvolvidas e fortalecer identidade de cada escola
A semana na rede municipal de ensino de São João Batista foi marcada pela revisão dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) das unidades escolares. A adequação dos documentos é necessária para assegurar os direitos e objetivos de aprendizagem dos estudantes atendidos na Educação Básica, tendo em vista principalmente a implementação da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) em 2022 e a reelaboração da matriz curricular da rede.
Para subsidiar o trabalho, a Secretaria Municipal de Educação promoveu, na terça-feira (29), uma formação continuada com diretores e orientadores escolares, que contemplou aspectos relativos ao direcionamento, à orientação e à organização da estrutura dos PPPs. A atividade foi conduzida pelos orientadores pedagógicos Bruna Thais da Silva Ribeiro e Vagner Fagundes, com o apoio da diretora de Educação Infantil, Tatiane Aparecida Peixer, e da orientadora de Educação Infantil, Lucelene Crispim Sestrem.
Já na manhã de quarta-feira (30), o trabalho teve sequência nas escolas, reunindo diretores, orientadores e professores. A parada possibilitou aos educadores um momento específico para alinhar as mudanças nos documentos, levando em consideração também os anseios dos demais integrantes das comunidades escolares.
Conforme destaca a Secretaria Municipal de Educação, o PPP é um documento único e de autonomia de cada escola e, portanto, pode apresentar diferentes estruturas e elementos, já cada unidade escolar está inserida em uma comunidade com características e peculiaridades próprias. Ao longo do ano letivo, estão previstos novos momentos de revisão, já que o projeto deve estar em atualização constante e alinhado às ações escolares.
Saiba mais sobre o PPP
O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um documento central que fortalece a identidade da escola, esclarece sua organização, traz as concepções, os marcos conceituais, as estratégias de ensino e de avaliação que deverão nortear a organização do cotidiano, as práticas e documentações pedagógicas. Define, também, objetivos para a aprendizagem dos alunos e, principalmente, estabelece estratégias e ações para que a escola consiga atingi-los.