Roda de conversa aborda implementação de ações intersetoriais entre Assistência Social e Educação de SJB

Encontro, realizado nesta terça-feira (12), no CRAS, teve como objetivo fortalecer trabalho em rede como forma de garantir o acesso a serviços socioassistenciais por parte de quem necessita

A Secretaria Municipal de Assistência Social de São João Batista promoveu, na manhã desta terça-feira (12), uma roda de conversa para tratar sobre a implementação de ações intersetoriais em conjunto com a rede municipal de ensino. A iniciativa teve como objetivo fortalecer o trabalho em rede como forma de garantir o acesso a serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais por parte de quem necessita.

O encontro, realizado no CRAS, contou com a participação de orientadores educacionais, diretores de escolas municipais e estaduais e representantes da Secretaria Municipal de Educação, assim como profissionais que atuam no CRAS, no CREAS e no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Também estiveram presentes o promotor Nilton Exterkoetter, da 1ª Promotoria de Justiça de São João Batista, e integrantes do Conselho Tutelar.

“A roda de conversa teve como pauta a apresentação da política municipal de Assistência Social e o enaltecimento da importância do trabalho conjunto para a construção e a implementação de ações intersetoriais, fortalecendo o diálogo entre as secretarias e a adoção de iniciativas em comum”, comenta a secretária municipal de Assistência Social, Naldir da Silva Alexandre.

Durante o encontro, ela discorreu sobre as funções base da Política Nacional de Assistência Social (Proteção Social, Defesa Social e Vigilância Socioassistencial) e a importância de conhecê-las para garantir os direitos dos usuários da Assistência social. Já o promotor Nilton Exterkoetter destacou a urgência do olhar conjunto entre as equipes para o fortalecimento de vínculos familiares.