São João Batista registra quatro casos de dengue em uma semana

Secretaria Municipal de Saúde solicita novamente apoio da comunidade para eliminar potenciais criadouros do mosquito transmissor da doença

Em apenas uma semana, quatro novos casos de dengue foram confirmados em São João Batista. O município contabiliza ainda, no momento, cinco casos suspeitos da doença. Outro dado preocupante é o de número de focos positivos, que já soma 106 no município em 2022. A situação local, somada ao cenário verificado em cidades próximas e praticamente em toda a Região Sul do país, eleva o alerta contra a doença.

“Assim como a Covid-19, a dengue é perigosíssima e, em casos mais graves, pode matar. Por isso, é essencial que toda a população se mobilize e faça a sua parte para evitar que a situação se agrave ainda mais. Além disso, nos próximos dias, implementaremos ações emergenciais como reforço ao trabalho de vigilância que é efetuado no dia a dia“, comenta a secretária municipal de Saúde, Karin Leopoldo.

Conforme ela destaca, a transmissão da dengue acontece pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectado com vírus. Após a picada, os sintomas podem surgir entre quatro e 10 dias. Em geral, a primeira manifestação da dengue é uma febre alta (39° a 40°C) de início abrupto, com duração de dois a sete dias, associada à dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo, nas articulações e no fundo dos olhos.

Manchas pelo corpo estão presentes em 50% dos casos, podendo atingir face, tronco, braços e pernas. Perda de apetite, náuseas e vômitos também podem estar presentes. Caso alguém apresente sintomas suspeitos, a orientação é procurar imediatamente uma Unidade Básica de Saúde ou, então, o Hospital Monsenhor José Locks, para avaliação médica.

Dengue em Santa Catarina

Santa Catarina já registrou, em 2022, 11 óbitos em decorrência da dengue. Outros 13 estão sob investigação. Também já foram confirmados 14.497 casos da doença e 11.277 notificações seguem em análise. Os dados têm como fonte o último informe da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive-SC), divulgado no dia 12 deste mês. Mais informações podem ser encontradas no site www.dive.sc.gov.br.

Orientações para evitar a proliferação do Aedes aegypti

* Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usá-los, coloque areia até a borda

* Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo

* Mantenha lixeiras tampadas