Funjuve e Epagri lançam projeto “Bora Lá Crochetar?”

Iniciativa, que está aberta a artesãos voluntários, tem como objetivo a confecção de bandeirolas para integrar a decoração alusiva às festividades juninas

A decoração alusiva às festividades juninas será especial neste ano em São João Batista. Por meio do projeto “Bora Lá Crochetar?”, serão confeccionadas bandeirolas de crochê e outros elementos decorativos para enfeitar a cidade. A iniciativa é resultante de uma parceria entre a Funjuve e a Epagri – Escritório Municipal de São João Batista e está aberta à participação de artesão voluntários.

“O objetivo é deixar nosso município ainda mais lindo durante as festas juninas, com uma decoração inovadora, colorida e alegre, além de incentivar nossos artesãos a mostrar seus talentos manuais. E, também, estimular a formação de novos talentos, com a participação de adolescentes no contraturno escolar”, comenta a diretora-executiva da Fundação Municipal de Cultura e Juventude (Funjuve), Telma Soares.
Para quem quiser auxiliar, serão disponibilizados gratuitamente fios e agulhas para a confecção das bandeirolas. Os materiais serão patrocinados por empresas batistenses parceiras do projeto.

Outra iniciativa integrante do projeto é a realização de oficinas de crochê. As atividades ocorrerão no Centro Integrado da Arataca, na Comunidade Bethânia e na Funjuve ao longo do mês de maio, contando com o apoio de expositores da Feira Nossa Terra, Nossas Mãos. O grupo Mulheres Unidas Batistenses também já confirmou adesão ao projeto.

Conforme destaca a extensionista social da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) em São João Batista, Marines Simone Richwicki, os benefícios do crochê são muitos. “Ele melhora concentração, raciocínio e coordenação motora, o que ajuda a prevenir doenças degenerativas, como Alzheimer e Parkinson. Manter-se intelectualmente ativo também pode afastar a depressão e diminuir a ansiedade”, salienta.

Interessados em contribuir com materiais ou se voluntariar para confecção de bandeirolas devem entrar em contato com a Funjuve, por meio do fone (48) 3265-1983. Ou, então, com a Epagri, por meio do fone/whats (48) 99628-3014.