Equipe Multiprofissional de Atenção Especializada retoma atividades coletivas de promoção em saúde

Encontros de nova turma de reeducação alimentar terão início nesta semana

Devido à pandemia da Covid-19, atividades coletivas de promoção em saúde tiveram uma série de restrições ao longo dos dois últimos anos. As ações, no entanto, vêm sendo gradualmente retomadas pela Secretaria Municipal de Saúde de São João Batista, por meio da Equipe Multiprofissional de Atenção Especializada (antigamente denominada NASF).

Uma delas é o grupo de reeducação alimentar, que terá nova turma iniciando nesta semana. A iniciativa tem como objetivo orientar os pacientes a planejarem refeições com mais qualidade nutricional como estratégia de tratamento e prevenção de doenças. A turma, que tem 40 vagas, será formada por pessoas que estavam no aguardo para consulta em nutrição pelo SUS.

As atividades serão conduzidas pelo nutricionista Rodrigo Matias, pelo fisioterapeuta Marcos Vinícius e pela psicóloga Debora Pelegrini. Serão três encontros, com periodicidade quinzenal, a serem realizados no plenário da Câmara Municipal de Vereadores.

No primeiro deles, serão realizadas avaliações antropométricas (peso, altura e circunferência da cintura) nos pacientes. Em seguida, inicia-se o atendimento em grupo, apresentando as mudanças recomendadas no estilo de vida. Entre os tópicos que serão abordados, estão: qualidade do sono, luz solar, hidratação, atividade física, respiração, alimentação saudável e gerenciamento do estresse. Também serão passadas orientações práticas de exercícios.

Já no segundo encontro, os participantes receberão um cardápio personalizado, com especificações de cada item, de acordo com o problema de saúde relatado. Por fim, no terceiro encontro, o nutricionista acompanhará a evolução de cada paciente, repetindo as avaliações antropométricas, além de tirar dúvidas referentes à alimentação sugerida no cardápio. E, também, a psicóloga abordará em grupo questões relacionadas à ansiedade e atividades práticas de tratamento.