Rede socioassistencial de SJB traça estratégias conjuntas para acompanhamento das famílias beneficiárias do Auxílio Brasil

Reunião realizada na manhã desta segunda-feira (15) alinhavou ações em parceria para monitoramento das condicionalidades vinculadas ao programa

As condicionalidades do programa Auxílio Brasil foram pauta de reunião entre os integrantes da rede socioassistencial de São João Batista na manhã desta segunda-feira (15). O encontro, realizado no CRAS, contou com a participação de representantes das secretarias municipais de Assistência Social e de Educação, assim como do Conselho Tutelar, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), da escola estadual Professor Patrício Teixeira Brasil e do promotor Nilton Exterkoetter.

A iniciativa teve como objetivo alinhavar estratégias conjuntas para o acompanhamento de quem recebe o Auxílio Brasil em São João Batista. As famílias beneficiárias têm, entre suas obrigações, garantir que crianças e adolescentes mantenham frequência escolar e que cumpram o calendário nacional de vacinação. O estado nutricional de crianças com até sete anos incompletos também deve ser acompanhado, assim como gestantes devem fazer o pré-natal completo.

“Caso as famílias contempladas não atendam estes requisitos, elas podem ter o benefício bloqueado, suspenso ou, até mesmo, cancelado. Por isso, é muito importante que toda a rede socioassistencial do município esteja envolvida, fazendo o acompanhamento destes critérios e atuando de forma conjunta caso perceba que algum deles não venha sendo atendido“, comenta a secretária municipal de Assistência Social, Naldir da Silva Alexandre.

Ela destaca, ainda, que as famílias beneficiárias devem manter atualizado o Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais do governo federal. Os dados informados devem ser revisados pelo menos a cada dois anos. Em São João Batista, o agendamento de horário para atualização do CadÚnico pode ser efetuado pelos fones/whats (48) 3265-2637 e (48) 3265-5222. A cidade possui, atualmente, 989 famílias abrangidas pelo programa.