Saúde com Agente: curso para capacitação técnica de agentes comunitários de saúde é lançado em SJB

Formação, que acontece no sistema semipresencial, será oferecida para os profissionais da categoria que atuam nas unidades básicas do município

Os agentes comunitários de saúde e de combate a endemias de São João Batista terão a oportunidade de participar de cursos de formação técnica na área. A ação, que integra o programa Saúde com Agente, foi lançada na tarde desta segunda-feira (22).

A iniciativa é resultante de uma parceria entre Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), contando, em São João Batista, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo é prover novos conhecimentos, habilidades e competências aos profissionais, contribuindo para a melhoria da saúde da população e o fortalecimento do SUS.

As atividades serão realizadas no formato semipresencial. As aulas teóricas ocorrerão na modalidade de ensino a distância (EAD), por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do Conasems, com o acompanhamento de tutores. Já as atividades práticas serão realizadas no formato presencial, sendo supervisionadas por preceptores.

Os cursos terão carga horária de 1.275 horas e duração de dez meses, sendo oferecidos gratuitamente a agentes de todo o País. Em São João Batista, serão beneficiados 43 agentes comunitários de saúde e cinco agentes de combate a endemias. Os equipamentos necessários para as atividades práticas, assim como kit de uso individual, serão disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde.