1º Simpósio Cultural de São João Batista acontece nesta quarta-feira (14)

Evento, que acontece das 8h às 17h, no Centro Cultural Batistense, reunirá entidades e professores para debater a história local do município

O 1º Simpósio Cultural de São João Batista: olhares para a história local será realizado nesta quarta-feira (14), das 8h às 17h, no Centro Cultural Batistense. O evento tem o objetivo de apresentar uma jornada sobre a pluralidade cultural e histórica do município. As inscrições podem ser efetuadas gratuitamente pelo link www.even3.com.br/simposioculturalsjb/.

A iniciativa tem como público-alvo profissionais da Educação Básica (Redes Públicas de Educação – Municipal e do Estado de Santa Catarina – Coordenadoria Regional de Brusque), em especial pedagogos (as) e profissionais das áreas de Linguagens e Ciências Humanas. No entanto, demais pessoas interessadas no assunto também podem participar. A organização pede que cada ouvinte traga, de forma voluntária, como doação, um quilo de alimento não perecível. O evento contará com certificação de participação de 8 horas, emitido pelo Leh – Laboratório de Ensino de História.

O Simpósio é uma promoção do Fórum Permanente do Terceiro Setor e da Associação de Descendentes e Amigos do Núcleo Pioneiro da Imigração Italiana no Brasil (Adanpib), contando com o apoio da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) – representada pelo Leh – Laboratório de Ensino de História, da Prefeitura de São João Batista – por meio da Secretaria Municipal de Educação e da Funjuve, da Comunidade Bethânia e das escolas estaduais São João Batista e Professora Lídia Leal Gomes.

De acordo com o professor de história Malcon Gustavo Tonini, que integra a equipe organizadora, o Simpósio contribuirá especialmente com a produção de conhecimentos e dinâmicas a serem discutidas em salas de aula e ambientes culturais. Já o coordenador do Fórum Permanente do Terceiro Setor, o advogado Nelson Zunino Neto, destaca que o tema do evento é uma oportunidade para que as pessoas possam conhecer mais sobre a história de São João Batista.

A programação do Simpósio contará com apresentações de trabalhos acadêmicos já publicados, produzidos por pesquisadores egressos da UDESC, relacionados à história local. São eles: Prof. Me. Anderson Cleber Loz, Prof. Me. Jaison Simas, Prof. Me. Malcon Gustavo Tonini e a jornalista Ma. Marcia Peixe Vargas, além de apresentações culturais do grupo de dança Colônia Nova Itália, da Banda Municipal, do coral da Funjuve, da Cia Teatral EmCena e do Coral Guarani Tekoa V´ya. O encontro terá a mediação do jornalista Juliano César.

Programe-se

O que: 1º Simpósio Cultural: Olhares para a história local

Onde: Centro Cultural Batistense Professora Maria Roselene Duarte Clemes (Rua Ramão Pedro Rodrigues, s/nº)

Quando: nesta quarta-feira (14/09), das 8h às 17h