Atendimentos em cinco unidades básicas de saúde de São João Batista serão retomados nesta segunda-feira (05/12)

Demais unidades seguirão com atividades suspensas por tempo indeterminado devido aos estragos causados pela enchente

A Secretaria Municipal de Saúde de São João Batista informa que os atendimentos em cinco unidades básicas de saúde (UBSs) serão retomados nesta segunda-feira (05/12). São elas: UBS Centro, UBS Novo Horizonte, UBS Carmelo, UBS Fernandes e UBS Tigipió. Os outros quatro postos, no entanto, seguem sem previsão para que os serviços sejam restabelecidos. Três deles foram praticamente devastados pela enchente.

O caso mais grave é o da UBS Jardim São Paulo, segunda maior unidade do município, que teve praticamente 100% de todos os equipamentos de saúde e mobiliários destruídos. Medicamentos, insumos de enfermagem e materiais de fornecimento aos usuários também foram completamente inutilizados. Avaliações técnicas da parte estrutural do prédio deverão ser realizadas nos próximos dias.

As unidades Ribanceira do Sul e Cardoso também foram bastante afetadas pelas águas da enchente. As ocorrências ocasionaram perda total de equipamentos, mobiliários, materiais de almoxarifado e medicamentos. A UBS Colônia Nova Itália por enquanto não será aberta devido às dificuldades de acesso.

“É uma situação de muita tristeza. A enchente causou um prejuízo enorme à Saúde. Vamos precisar de muito tempo e recursos para conseguir reerguer tudo. Por isso, pedimos a paciência e a compreensão da nossa população. É hora de toda a comunidade se unir para enfrentar este momento de calamidade pública”, explica a secretária municipal de Saúde, Karin Leopoldo. Confira como será organizado o atendimento à comunidade:

– UBS Centro – Referência para Centro, Jardim São Paulo, Tajuba I e Timbezinho

Horário de Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h

– UBS Novo Horizonte – Referência para Ribanceira do Sul, Cardoso e Krequer

Horário de Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h

– UBS Carmelo – Referência para Carmelo, Krequer e Rio do Braço

– UBS Fernandes – Referência para Fernandes e Tajuba II