Secretários municipais de saúde da região da Grande Florianópolis visitam Hospital Monsenhor José Locks

Unidade hospitalar, que realiza mais de 5 mil atendimentos por mês, completou recentemente 50 anos de atividades

O Hospital Monsenhor José Locks recebeu, na tarde de quarta-feira (08), a visita dos secretários municipais de Saúde da região da Grande Florianópolis. A iniciativa fez parte do cronograma para 2023 da Comissão Intergestores Regional de Saúde (CIR Granfpolis), que teve sua reunião mensal inaugural em São João Batista tendo como pauta diversos temas de relevância regional.

“Nesta visita tivemos a oportunidade de mostrar a estrutura do Hospital Monsenhor José Locks, que recebeu uma série de melhorias ao longo dos últimos anos. Tendo completado 50 anos em janeiro, o hospital conta hoje com uma estrutura moderna e qualificada, motivo de orgulho para nossa comunidade”, avalia a secretária municipal de Saúde, Karin Leopoldo.

Com área total de 2.443m², o local possui 30 leitos divididos entre leitos clínicos, cirúrgicos, de saúde mental e de maternidade, com taxa de ocupação média que varia de 60 a 80%. No pronto atendimento, são mais de 4 mil atendimentos médicos mensais, enquanto na maternidade são registrados em média 35 nascimentos por mês. Também são disponibilizadas nove variedades de cirurgias eletivas, ocorrendo cerca de 150 por mês.

Já no ambulatório (Clínica do Povo), é disponibilizado o acesso a 13 especialidades médicas e 18 tipos de exames especializados de média e alta complexidade. Mensalmente são realizadas em média 900 consultas e 425 exames no local.

“Qualquer pessoa que tiver interesse em conhecer a nossa estrutura, pode entrar em contato para agendar uma visita. Estamos à disposição para recebe-los e tirar dúvidas”, comenta a diretora do Hospital, Luana Lira.

Leitos de saúde mental

Nesta quarta-feira (08), durante a reunião da CIR Granfpolis, foi aprovada a inclusão do Hospital Monsenhor José Locks no Plano Regional de Saúde Mental para seis leitos em saúde mental. Com isso, será possível pleitear recursos do Ministério da Saúde para o custeio dos leitos, que servirão de complemento ao que já é repassado via Política Hospitalar Catarinense e serão de grande ajuda para completar o acompanhamento dos pacientes já atendidos no CAPS do Município.