Divisão de Acesso do Campeonato Municipal 2023 tem início neste sábado (01/04)

Competição, que envolve oito equipes, terá três vagas para a disputa da 1ª Divisão do próximo ano

O final de semana marcará o início da Divisão de Acesso do Campeonato Municipal de Futebol de Campo de São João Batista 2023. Oito equipes estão na disputa por três vagas na elite do futebol batistense de 2024. Os jogos da primeira fase e das semifinais acontecem no Estádio Municipal Cristóvão Reinert dos Santos, enquanto a disputa de terceiro lugar e a final ocorrerão no Estádio Municipal Valério Gomes Neto.

“Toda a comunidade está convidada a acompanhar os jogos. Como novidade neste ano, a Divisão de Acesso terá em disputa três vagas para a 1ª Divisão, além de algumas equipes novas na competição. Tanto a Fube como os clubes têm trabalhado com muito empenho para que o campeonato seja um sucesso e proporcione boas partidas ao público”, comenta o diretor-executivo da Fundação Batistense de Esportes (Fube), Alexandre Feller, o Neneca.

A Divisão de Acesso será aberta neste sábado (01/04), com rodada dupla no Estádio Municipal Cristóvão Reinert dos Santos. Às 14h, enfrentam-se Misto Batistense e Terça FC/Ajax. O jogo de fundo, às 16h, envolve Lageadense e Rio do Braço. A rodada prossegue no domingo (02/04), com mais dois jogos, no mesmo local: Amigos da Bola x Unidos do Sul às 14h e Estrela Batistense x Formando Cidadão às 16h.

Mais informações sobre o Municipal 2023 e tabela completa podem ser conferidas no site www.fube.sc.gov.br.

EQUIPES PARTICIPANTES – DIVISÃO DE ACESSO

– Associação Atlética Amigos da Bola

– Esporte Clube Estrela Batistense

– Associação Projeto Formando Cidadão

– Clube Esportivo Lageadense

– Misto Batistense Futebol Clube

– Esporte Clube Rio do Braço

– Terça Futebol Clube/Ajax

– Unidos do Sul Futebol Clube

FÓRMULA DE DISPUTA

Na primeira fase, as oito equipes jogam todas contra todas, em turno único. As quatro primeiras se classificam para as semifinais (1ºx4º e 2ºx3º), que serão disputadas em jogos únicos. Os vencedores avançam para a final, que também acontece em jogo único. Ainda haverá disputa de terceiro lugar, em jogo único, envolvendo as duas equipes que perderem nas semifinais. Nas semifinais, na disputa de terceiro lugar e na final não haverá vantagem, sendo que, em caso de empate, o vencedor será definido nos pênaltis. Os três primeiros colocados na competição garantem acesso para 1ª Divisão de 2024.

CRITÉRIOS DE DESEMPATE

Para classificação na primeira etapa, serão observados os seguintes critérios, caso haja empate em número de pontos: 1º) Maior número de vitórias, 2º) Maior saldo de gols, 3º) Maior número de gols, 4º) Confronto direto (aplicável somente se duas equipes estiverem empatadas), 5º) Menor número de cartões vermelhos, 6º) Menor número de cartões amarelos e 7º) Sorteio

ÚLTIMOS CAMPEÕES

2011 – Catarinense

2012 – Riograndense

2013 – Estiva

2014 – Krequer

2015 – Tajuba

2016 – Fernandes FC

2017 – Laranja Mecânica

2018 – Real São João

2019 – Tajuba

2020/2021 – não houve disputa devido à pandemia

2022 – Grêmio Batistense

O HOMENAGEADO

A taça da edição de 2023 do Campeonato Municipal de Futebol de Campo será em homenagem a Osmar Rabello dos Santos. Falecido aos 80 anos, em junho de 2002, Seu Osmar tinha no futebol uma de suas maiores paixões. Ele era torcedor do Santos em âmbito nacional e do Usati em âmbito local, tendo sido zelador, por quase dez anos, do Estádio Valério Gomes Neto, inclusive residindo com a família, durante este período, em uma casinha de madeira que existia no local.

1ª DIVISÃO

A 1ª Divisão do Municipal 2023 começou no último final de semana e envolve sete equipes. São elas: Arataca, Catarinense, Grêmio Batistense, Ribanceira do Sul, Real São João, Schalke 51 e Usati. A tabela completa pode ser conferida no site www.fube.sc.gov.br.