Estudantes da Escola Araci apresentam trabalhos literários à Academia Batistense de Letras
Atividade foi desenvolvida junto a turmas do 6º e do 9º do Ensino Fundamental, como parte do projeto “A Escola vai à Academia”, trabalhando histórias e poemas escritos por integrantes da entidade
Trabalhos literários elaborados por estudantes da Escola de Educação Básica Professora Araci Espíndola Dalcenter foram apresentados à Academia Batistense de Letras (ABL) na última semana. A iniciativa, resultante do projeto “A Escola vai à Academia”, foi desenvolvida junto a duas turmas, uma de 6º e outra de 9º do Ensino Fundamental, tendo como objetivo intermediar o acesso a meios de produção e apreciação cultural, com foco especial na literatura.
O projeto teve início em abril, com a participação dos alunos no projeto “Escola vai à Academia”. Uma das turmas teve a oportunidade de conhecer o trabalho da professora, escritora de causos e contadora de histórias Raquel Mazera Poffo, de São João Batista, e, a outra, da professora e poetisa Ilse Maria Paulino Gomes, de Canelinha.
Após a visita à Academia Batistense de Letras, foi proposto como atividade a criação de um varal literário em que os alunos escolheram uma história ou um poema das acadêmicas e os recontaram de forma poética e pessoal, incentivando, desta forma, a prática de leitura. O trabalho foi conduzido pela professora de Língua Portuguesa, Elionir Elizamara de Freitas, com o apoio da orientadora pedagógica Gabriela Salvador.
Com o tema principal sendo as obras das autoras, os alunos contaram em seus trabalhos como foi a visita, além de identificarem a importância da Academia para no incentivo à prática da leitura e no surgimento de futuros escritores. Cada estudante criou uma espécie de folheto, desenhando e escrevendo sobre as obras das acadêmicas. Através das seleções, interpretaram com “cabeças pensantes” o que a obra trouxe de inspiração para si.
A exposição dos trabalhos, que contou inclusive com uma interpretação literária, ocorreu no dia 27 de maio, durante o evento alusivo ao Dia da Família, tendo a participação de representantes da ABL e das famílias dos estudantes. Já no último dia 7, os estudantes, juntamente com a professora responsável, apresentaram o trabalho desenvolvido durante a reunião mensal da Academia, realizada na Biblioteca Pública Municipal Dr. José Arthur Boiteux.