Secretaria de Assistência Social de São João Batista disponibiliza grupo de apoio para mulheres vítimas de violência

Denominado “Um coração sem medo”, grupo abrange quatro encontros semanais e tem como objetivo empoderar mulheres que sofreram violência doméstica

A Secretaria Municipal de Assistência Social de São João Batista, por meio do CREAS, concluiu, na última semana, os trabalhos com a segunda turma do grupo de mulheres “Um coração sem medo”. A iniciativa tem como objetivo empoderar mulheres que sofreram violência doméstica e acontece em quatro encontros semanais, sempre no período noturno. Cada um deles tem uma hora de duração e trabalha com uma temática diferente.

“O grupo tem como propósito apoiar às mulheres que foram vítimas de violência a traçarem novos objetivos e seguirem em frente. O projeto conta com o suporte de técnicos das áreas da psicologia, direito, assistência social e pedagogia, construindo, sem julgamentos, um diálogo de respeito e dignidade com as participantes”, comenta a secretária municipal de Assistência Social, Naldir da Silva Alexandre.

No primeiro encontro, é feita a apresentação do grupo e uma dinâmica para levantar a autoestima das participantes, além de passado um vídeo sobre os tipos de violência. No segundo, as integrantes do grupo assistem um vídeo de superação e, em seguida, realizam uma roda de conversa sobre o tema, sendo que, nesta segunda turma, Angela Soares participou como convidada especial.

Já no terceiro encontro, é tratado sobre a Lei Maria da Penha e os direitos das mulheres vítimas de violência doméstica, sendo que, nesta segunda turma, a advogada Gilmara Machado Livi participou como convidada especial da atividade. E, no quarto encontro, é realizada uma dinâmica voltada a práticas de relaxamento e fé, além de conversado com as participantes sobre os progressos realizados durante as atividades do grupo.

A primeira turma, cujos encontros ocorreram em abril, contou com a participação de cinco mulheres. E, a segunda turma, com sete mulheres. Interessadas em participar podem se dirigir ao CREAS, que fica situado na rua Lodomar Martins de Souza, nº 137, no bairro Timbezinho, ou, então, entrar em contato pelo fone/whats (48) 3265-5222.