Evento propõe debate sobre a história local de São João Batista
1º Simpósio Cultural acontece no dia 14 de setembro e reunirá entidades e professores para tratar sobre o assunto
O Centro Cultural Batistense Professora Maria Roselene Duarte Clemes, em São João Batista, sediará, no mês de setembro, o 1º Simpósio Cultural: Olhares para a história local. O evento tem como objetivo apresentar uma jornada sobre a pluralidade cultural e histórica do município.
A iniciativa é uma promoção do Fórum Permanente do Terceiro Setor e da Associação de Descendentes e Amigos do Núcleo Pioneiro da Imigração Italiana no Brasil (Adanpib), contando com a apoio da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) – representada pelo Leh – Laboratório de Ensino de História, da Prefeitura de São João Batista – por meio da Secretaria Municipal de Educação e da Funjuve, da Comunidade Bethânia e das escolas estaduais São João Batista e Professora Lídia Leal Gomes.
De acordo com o professor de história Malcon Gustavo Tonini, que integra a equipe organizadora, o Simpósio contribuirá especialmente com a produção de conhecimentos e dinâmicas a serem discutidas em salas de aula e ambientes culturais.
“O público-alvo do evento são os profissionais da Educação Básica (Redes Públicas de Educação – municipal e do Estado de Santa Catarina – Coordenadoria Regional de Brusque) com foco em pedagogos/as e profissionais das áreas de Linguagens e Ciências Humanas. Além de representantes de entidades ligadas à promoção cultural e histórica do Vale do Rio Tijucas”, explica Tonini.
Segundo o professor, as motivações para o evento estão relacionadas às situações cotidianas, onde é perceptível a necessidade do reconhecimento da pluralidade, nas diversas identidades que formam São João Batista, e de fenômenos ligados a comportamentos no decorrer do tempo, sobretudo no tempo presente.
O coordenador do Fórum Permanente do Terceiro Setor, o advogado Nelson Zunino Neto, destaca que o tema do Simpósio é uma oportunidade para que as pessoas possam conhecer mais sobre a história de São João Batista. “Este evento contribui de forma inédita ao apresentar produções acadêmicas, que são fontes importante de conhecimento tendo em vista a escassez de documentos sobre o município”, enfatiza Zunino.
A programação do evento contará com apresentações de trabalhos acadêmicos já publicados, produzidos por pesquisadores egressos da UDESC, relacionados à história local. São eles: Prof. Me. Anderson Cleber Loz, Prof. Me. Jaison Simas, Prof. Me. Malcon Gustavo Tonini e a jornalista Ma. Marcia Peixe Vargas, além de apresentações culturais do grupo de dança Colônia Nova Itália, da Banda Musical e do coral da FUNJUVE, da Cia Teatral Em Cena e do Coral Guarani Tekoa V´ya. O evento será mediado pelo jornalista Juliano César.
As inscrições serão gratuitas e estão previstas para ocorrerem no período de 1º a 31 de agosto pelo site www.even3.com.br/simposioculturalsjb. A organização pede que cada ouvinte traga, de forma voluntária, como doação, um quilo de alimento não perecível. O evento contará com certificação de participação de 8 horas, emitido pelo Leh – Laboratório de Ensino de História.
Programe-se
O que: 1º Simpósio Cultural: Olhares para a história local
Onde: Centro Cultural Batistense Professora Maria Roselene Duarte Clemes (Rua Ramão Pedro Rodrigues, s/nº)
Quando: dia 14 de setembro de 2022
Inscrições: gratuitas, pelo site www.even3.com.br/simposioculturalsjb, de 1º a 31 de agosto
Texto: Marcia Peixe/Divulgação Adanpib