Academia Batistense de Letras ocupará espaço na Biblioteca Pública Municipal

Parte da estrutura foi cedida para que instituição realize reuniões e mantenha seção com obras de escritores locais

A Academia Batistense de Letras (ABL) passará a ter a Biblioteca Pública Municipal Dr. José Arthur Boiteux como sede de suas atividades. Atendendo a uma demanda da instituição, a administração municipal de São João Batista cedeu um espaço dentro da Biblioteca para a ABL realizar reuniões e manter uma seção com obras de escritores locais.

Conforme avalia a presidente da entidade, Salétte Aparecida Cipriani Amorim, a mudança de endereço dará mais visibilidade à Academia, facilitando o acesso da comunidade aos projetos que estão em desenvolvimento. Ela destaca que, desde a fundação, em 2014, a ABL já teve como sedes espaços situados junto à Rede Feminina de Combate ao Câncer, ao Sintrical (prédio do antigo BESC) e ao CRAS.

“A transferência das atividades para a Biblioteca atende a um pedido dos acadêmicos. É um ambiente muito convidativo, que possibilitará, inclusive, a criação de um espaço de destaque para os escritores batistenses”, complementa Salétte. A iniciativa se soma a outras já em andamento, como a retomada das visitas da ABL a escolas, tendo como objetivo estimular hábitos de leitura e escrita entre os estudantes.

Para o próximo ano, também está previsto o lançamento de um processo aberto para seleção de novos acadêmicos. A entidade conta atualmente com 28 de suas 40 cadeiras preenchidas, sendo que, algumas delas, são ocupadas por produtores de conteúdos literários convidados de Nova Trento, Canelinha, Tijucas e Florianópolis.