São João Batista recebe “Selo Município Livre do Analfabetismo”

Dos municípios brasileiros reconhecidos como livres de analfabetismo no país, 42 são catarinenses. Atribuído pelo Ministério da Educação, através do Programa Brasil Alfabetizado, o “Selo Município Livre do Analfabetismo” visa reconhecer as cidades que alcançaram o índice superior a 96% de alfabetização.

Segundo o Ministério da Educação, o reconhecimento é resultado de uma parceria com a Unesco e faz parte do Programa Brasil Alfabetizado, que tem objetivo de alfabetizar jovens e adultos de 15 anos ou mais. Segundo a Secretária de Educação Rosane Sartori Rosa, “o resultado é fruto de um investimento de anos. São oferecidas na rede de ensino aulas para jovens e adultos no período noturno na Escola de Educação Básica Alice da Silva Gomes, contemplando 250 alunos, aulas estas oferecidas pessoas de 15 a 60 anos. Todos os jovens já frequentaram a escola regular e, por algum motivo, estão retornando aos bancos escolares”.

O selo contemplou 210 cidades brasileiras e São João Batista está entre os 42 municípios de Santa Catarina que receberam o certificado.

Para estabelecer este número, o MEC se baseou nos Dados do Censo Demográfico e Estatística (IBGE) de 2010. Outros 16 municípios catarinenses, incluindo a capital, já haviam recebido o selo em 2007, com base no censo de 2000.