Empresários batistenses em missão à Europa participaram de workshop com Enrico Cietta
Durante a quinta-feira (11), empresários que estão na Missão Internacional Tecnológica de Capacitação em Design e Pesquisa de Moda participaram de um workshop com o economista, Enrico Cietta, no Pallazzo delle Stelline, em Milão, na Itália. Com o tema, o Risco na Produção e na Criação, Cietta destacou que o sucesso de uma coleção depende de toda empresa e não exclusivamente do estilista. Além disso, ressaltou que para competir com a China precisam produzir um produto com valor agregado. “Cada vez menos teremos empresas fabricando em volume”.
Cietta argumentou que muitas vezes os empresários reclamam que o mercado está ruim, mas poucos tem um cronograma. “Muitas vezes o problema está no início, e não no final”.
Para Alexandre de Amorim Soares, 20 anos, da empresa Shana Amorim, valeu a pena participar, pois o economista apresentou assuntos relacionados ao dia a dia deles. “Ele apresentou muitos conhecimentos fundamentais, especialmente sobre identificar quem é seu consumidor, algo que varia”
O secretário de desenvolvimento, Plácido Vargas, acrescentou: “Como ele bem definiu, não adianta nada fazer um produto vendável e não entregar”.
Outra participante do workshop, Elizabete Schloesser, 27 anos, da Vivier Calçados, declarou que os assuntos compartilhados por Cietta a ajudará a resolver muitas situações do dia a dia na empresa dela. “Ele mostrou muitas planilhas que irão nos ajudar no dia a dia”.
A estilista Nathália Serpa Puel, da Camminare, também elogiou o workshop. “No meu dia a dia percebo muito isso, e já cheguei a tirar da coleção um produto que ficava inviável para produção”.
Sobre o palestrante
Economista, sócio-diretor da Diomedea, Enrico é responsável pela área de estudos e pesquisas da empresa. Formado pela Universidade Bocconi, de Milão, e pós graduado em economia na Victoria University de Manchester (UK). Desde 2002 é professor de economia de moda no curso de pósgraduação em Comunicação para as Industrias Culturais, na Universidade Católica do Sacro Cuore, de Milão. Desde 2009 colabora no curso Marketing das pequenas e medias empresas da Universidade Bocconi, de Milão. É especialista em regiões industriais e em indústrias criativas (moda e design). Fonte site Estação das Letras
Texto e Fotos: Jornalista Dirleni Dalbosco