Saúde na Escola: batistenses recebem atendimento no Caminhão da Oftalmologia

Após triagem nas unidades de ensino do município, estudantes são encaminhados para consulta no HU/UFSC e ganham óculos gratuitamente

Para cuidar da saúde ocular dos estudantes da rede municipal, a Secretaria Municipal da Saúde está realizando exames de acuidade visual entre os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. As crianças que são diagnosticadas com alguma dificuldade são encaminhadas para atendimento especializado no Caminhão da Oftalmologia, em Florianópolis, e, quando necessário, recebem os óculos gratuitamente.

“Este projeto do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (HU/UFSC) já existe há algum tempo e, após alguns contatos, conseguimos incluir São João Batista nele. Oito estudantes foram atendidos recentemente e, como a triagem ainda está em andamento, em breve deveremos ter mais encaminhamentos”, destaca a coordenadora de Atenção Básica, Juliana da Silva.

Conforme ela explica, os exames de acuidade visual estão sendo aplicados por uma equipe de Estratégia da Saúde da Família (ESF), que foi capacitada por um médico regulador. A iniciativa, que faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE), tem como principal objetivo corrigir eventuais problemas de visão ainda cedo e, assim, evitar o comprometimento do aprendizado dos alunos.