Avanço da Covid-19 será pauta de reunião dos secretários de saúde do Vale do Rio Tijucas

Encontro, marcado após decreto do Governo do Estado com novas medidas de enfrentamento à pandemia, será realizado nesta sexta (26), às 8h, no plenário da Câmara de Vereadores de São João Batista

Os secretários de saúde dos municípios do Vale do Rio Tijucas se reunirão nesta sexta (26), às 8h, no plenário da Câmara de Vereadores de São João Batista, para debater o avanço da Covid-19 na região. O encontro foi marcado de forma emergencial após a publicação, nesta quarta (24), do Decreto nº 1.168 do Governo do Estado, estabelecendo novas medidas para enfrentamento à Covid-19 em todo o território catarinense.

Os protocolos já entraram em vigor nesta quinta (25) e valem por 15 dias, tendo como objetivo desacelerar a curva de contágio da doença em um momento de alta nas taxas de ocupação dos leitos clínicos e de UTI. Conforme o mais recente boletim de atualização, apenas 11 dos 789 leitos adultos de UTI destinados ao tratamento da doença via SUS estão atualmente vagos no estado.

A proibição de venda ou consumo de bebidas alcoólicas em postos de combustíveis e lojas de conveniência entre as 0h e as 6h e de funcionamento de casas noturnas e de espetáculos estão entre as ações anunciadas. Assim como a limitação a 25% da capacidade para atividades em igrejas e templos religiosos, eventos sociais, bares, entre outros.

Também foram decretadas restrições para o funcionamento de estabelecimentos e utilização de espaços públicos no período compreendido entre 0h e 6h. O documento ainda estendeu até o dia 30 de junho de 2021 o estado de calamidade pública em todo o território catarinense.

“Santa Catarina vive um momento crítico e, especificamente em São João Batista e região, temos observado um novo crescimento acelerado dos casos nos últimos dias. Para evitar que medidas mais drásticas tenham de ser tomadas caso a situação piore ainda mais, pedimos a colaboração da população para seguir de forma mais rígida os regramentos sanitários, evitando aglomerações e saídas desnecessárias”, comenta a secretária municipal de Saúde de São João Batista, Karin Leopoldo.