Nota Oficial da Secretaria Municipal de Educação

A Secretaria Municipal de Educação de São João Batista comunica algumas alterações, em relação ao inicialmente previsto, nos formatos de atendimento da rede municipal de ensino a partir da próxima semana. As adequações são necessárias para respeitar o Decreto n° 1408/2021 do Governo do Estado de Santa Catarina. Confira:

* Creches

– Retorno a atendimento em turno integral confirmado para o dia 13 de setembro. No entanto, a Secretaria Municipal de Educação, caso seja necessário, poderá efetuar alguns remanejamentos para obedecer a lógica de distanciamento mínimo descrita no Decreto Estadual n° 1408/2021. Pais e responsáveis que optarem, poderão manter os filhos em turno único.

* Pré-Escolas e Ensino Fundamental – Anos Iniciais (1º ao 5º Ano)

– Fim de rodízio, a partir de 15 de setembro, para turmas alocadas em salas onde seja possível manter o distanciamento mínimo de um metro entre todos os estudantes.

– Manutenção de rodízio entre os alunos (uma semana de aulas presenciais e uma semana de atividades em casa) para turmas cujas salas não possibilitem o distanciamento mínimo de um metro entre todos os estudantes.

– As unidades escolares organizarão as turmas de acordo com a sua realidade.

* Ensino Fundamental – Anos Finais (6º ao 9º Ano)

– Fim de rodízio, a partir de 20 de setembro, para turmas alocadas em salas onde seja possível manter o distanciamento mínimo de um metro entre todos os estudantes.

– Manutenção de rodízio entre os alunos (uma semana de aulas presenciais e uma semana de atividades em casa) para turmas cujas salas não possibilitem o distanciamento mínimo entre todos os estudantes.

– As unidades escolares organizarão as turmas de acordo com a sua realidade.

* Modalidade on-Line e Retirada de Material

– A modalidade de ensino on-line deixará de existir, gradualmente, a partir de 13 de setembro. Estudantes que não integrem os grupos de risco listados no Decreto n° 1408/2021 do Governo do Estado de Santa Catarina deverão obrigatoriamente retornar às atividades presenciais. As famílias serão contatadas nos próximos dias por suas respectivas unidades de ensino.

– Estudantes integrantes dos grupos de risco serão mantidos, mediante apresentação de atestado médico, na modalidade de ensino “retirada de material”. Os seguintes grupos são considerados de risco:

a) Gestantes e puérperas

b) Obesidade grave

c) Asma

d) Doença congênita ou rara ou genética ou autoimune

e) Neoplasias

f) Imunodeprimidos

g) Hemoglobinopatia grave

h) Doenças cardiovasculares

i) Doenças neurológicas crônicas

j) Diabetes mellitus

* Protocolos

– Permanece obrigatório o uso de máscara facial e higienização constante das mãos, apenas não sendo mais necessária a aferição de temperatura na entrada. O novo espaçamento mínimo exigido, dentro da sala de aula, é de um metro.