Lei Paulo Gustavo: entidades oferecem oficinas gratuitas de capoeira em São João Batista

Com vagas limitadas, aulas acontecem nos bairros Carmelo, Centro, Fernandes, Jardim São Paulo, Ribanceira do Sul e Timbezinho

Selecionados via edital de fomento à cultura da Lei Paulo Gustavo, dois grupos de São João Batista estão com inscrições abertas para oficinas de capoeira. Com vagas limitadas, as atividades são oferecidas de forma gratuita a crianças e adolescentes.

Um dos grupos é o Abadá Capoeira, que recentemente abriu inscrições para oficinas de capoeira, jongo e maculelê, por meio do projeto “Festival de manifestações culturais afro-brasileiras”. As aulas acontecem às terças e quintas-feiras, a partir das 19h15, no bairro Jardim São Paulo (na antiga Associação do Século XXX), e às quartas e sextas-feiras, a partir das 18h30, no bairro Timbezinho (na Escola Darci de Brito Maurici). Mais informações podem ser obtidas pelo fone (48) 99101-8185 (Instrutor Goy), bem como pelo perfil instagram.com/abada.capoeira.sjb.

O outro grupo é o Desterro Capoeira, que também está com inscrições gratuitas abertas para oficinas de capoeira, por meio do projeto “Arte que Educa”. As aulas são realizadas nos bairros Carmelo (às terças-feiras, na Escola Maria das Dores Cipriani). Ribanceira do Sul (às quintas-feiras, na Escola Monsenhor José Locks), Fernandes (às quintas-feiras, na Escola Flora Auta Brasil) e Centro (às sextas-feiras, na Escola Sinézio Octaviano Dadam). Mais informações podem ser obtidas pelos fones (48) 99837-1644 (Graduada Gaby) e (47) 99236-6664 (Professor Miúdo), assim como pelo perfil instagram.com/desterrocapoeirasjb.

Ambas as iniciativas foram selecionadas por meio de edital promovido no ano passado pela Fundação Municipal de Cultura e Juventude de São João Batista (Funjuve) com base na Lei Complementar nº 195/2022 (Lei Paulo Gustavo), que prevê o repasse de recursos da União para a aplicação em ações emergenciais que visem a combater e mitigar os efeitos da pandemia da covid-19 sobre o setor cultural.

No total, foram 10 as iniciativas selecionadas, sendo cinco voltadas à área do audiovisual e cinco para as demais áreas da cultura. Democratização, desconcentração, descentralização e regionalização do investimento cultural, com a implementação de ações afirmativas, são algumas das premissas da iniciativa.