Agosto Lilás: Secretaria de Assistência Social promove ações de conscientização para o combate da violência contra a mulher

O mês de agosto é dedicado à conscientização pelo fim da violência contra a mulher através da campanha Agosto Lilás, que busca chamar a atenção da sociedade para o tema. A campanha surgiu em alusão à Lei Maria da Penha, que foi criada em 2006 para amparar mulheres vítimas de vários tipos de violência, como física, sexual, psicológica, moral e patrimonial.

Em São João Batista, como parte da campanha, a Secretaria Municipal de Assistência Social tem promovido ações de conscientização. No dia 22 de agosto, os adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) participaram de uma roda de conversa com as advogadas Aline Quevedo e Débora Quevedo. Na oportunidade, as profissionais repassaram informações sobre as legislações vigentes, além orientações sobre formas de prevenir e denunciar.

“Muitos adolescentes presenciam atos de violência doméstica dentro de suas casas e não tem consciência da abusividade desses atos e suas consequências para o agressor e para a vítima, de como esse contexto interfere na sua formação. As ações de conscientização junto a crianças e adolescentes para a não violência pode se tornar uma ferramenta viável e eficaz para prevenção e combate da violência doméstica e familiar contra mulher”, destaca a secretária municipal de Assistência Social, Naldir da Silva Alexandre.

Também no dia 22, no período da noite, as advogadas Jhéssica Albanaes e Vanessa Paz Vanini participaram de um encontro com as mulheres acompanhadas pelo Centro de Referência de Assistência Social de São João Batista (CRAS), por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF). A iniciativa teve como objetivo alertá-las sobre como identificar e prevenir quaisquer tipos de violência, incentivando-as a denunciar os fatos e buscar apoio de uma rede de proteção e apoio.

“Momentos como esses são importantes para identificar e desconstruir padrões rígidos da cultura machista que por muitas vezes são motivadores da violência contra a mulher e conceder o poder de participação social às mulheres, e garantia de luta pelos seus direitos”, avalia a coordenadora do CRAS, Giselle Marciana de Paula.

Canais de denúncia como o Disque 100 e o Ligue 180 são gratuitos e recebem denúncias anônimas e o denunciante recebe um número de protocolo possa acompanhar o andamento da denúncia. Qualquer pessoa pode acionar o serviço, que funciona diariamente, 24h, incluindo sábados, domingos e feriados.