Edição de 2023 do Recital Municipal de Poesias homenageará Academia Batistense de Letras

Etapa preparatória para o projeto contempla momentos de troca de informações entre os estudantes participantes do projeto e os membros da instituição

A temática do 18º Recital Municipal de Poesias de São João Batista, que está previsto para acontecer em novembro, será em homenagem à Academia Batistense de Letras (ABL). A etapa preparatória para o projeto teve início nesta semana, com a promoção de momentos de troca de informações entre os estudantes participantes do projeto e os membros da instituição.

Uma agenda especial foi programada até o final deste mês. A cada dia, são realizadas duas sessões, no Centro Cultural Batistense, uma no período matutino e outra no vespertino, em que os acadêmicos conversam com os alunos sobre suas experiências na literatura. A iniciativa, denominada “Bate-papo, história e poesia com a ABL”, envolve aproximadamente 1,3 mil estudantes do 5º ao 9º de Ensino Fundamental da rede municipal de ensino.

Conforme destaca a Secretaria Municipal de Educação (SME), a homenagem à Academia Batistense de Letras foi definida após várias conversas com a comissão organizadora, professores, orientadores e diretores. “Nada mais justo do que conhecer e valorizar nossos escritores, filhos dessa terra, que, com bravura e seriedade, mantém as histórias vivas e contribuem para literatura brasileira”, destaca o coordenador pedagógico da SME, Vagner Fagundes.

O Recital Municipal de Poesias tem, como objetivo principal, estimular os alunos a pensarem e trabalharem o gênero poesia, expressando-se através do talento e estimulando a criatividade da produção individual marcadas pela expressão poética.

O processo educativo, nesta edição, inclui estudos sobre a elaboração de poesias, formação em apresentação da literatura integrada à criação artística, criação de poesias inspiradas em temas livres ou sobre a Academia Batistense de Letras, bem como seus membros e suas obras.