Lei Paulo Gustavo: Biblioteca Pública Municipal recebe exposição do projeto “Resgatando Memórias”

Documentário audiovisual também já está à disposição da comunidade e pode ser assistido gratuitamente pelo YouTube

A Biblioteca Pública Municipal Dr. José Arthur Boiteux está recebendo uma exposição de fotografias do projeto “Resgatando Memórias”. A iniciativa, de autoria de Cristiani Aragão Zunino, é complementar ao documentário audiovisual que foi lançado no último dia 11 e apresenta relatos de alguns personagens históricos de São João Batista.

A produção traz depoimentos inéditos da professora aposentada Alciris Silva Rita Correia (Dona Cizi), do empresário aposentado e ex-prefeito Jair Sebastião de Amorim (Nonga), da atriz, diretora e professora de teatro Esther Cristina Rodrigues e da presidente estadual da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Maria Círia Aragão Zunino, sobre momentos que ajudaram no desenvolvimento do Município em diversas áreas.

“As memórias coletivas e individuais influenciam na construção da nossa identidade, hábitos, crenças e valores. Tudo que somos tem referência de alguém ou algum lugar. Este projeto busca, através da voz e da vivência de algumas personalidades importantes da nossa comunidade, resgatar histórias, fatos e lembranças”, destaca a idealizadora e diretora do documentário, Cris Zunino.

Conforme ela explica, a exposição com fotografias dos entrevistados complementa a produção audiovisual, além de possibilitar que mais pessoas conheçam o projeto. A iniciativa foi uma das selecionadas em edital lançado no ano passado pela Funjuve com recursos provenientes da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022) do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura.

Já a diretora-executiva da Fundação Municipal de Cultura e Juventude (Funjuve), Telma Soares, ressalta que, além da exposição, a Biblioteca está à disposição para exibir e trabalhar os conteúdos trazidos no documentário junto a turmas a partir do 9º ano do Ensino Fundamental. O fone de contato do espaço, que fica no andar térreo do prédio da Câmara de Vereadores (Rua João Vicente Gomes, n° 37), é o (48) 3265-2838.

A produção também pode ser assistida, de forma gratuita, pelo YouTube, por meio do canal www.youtube.com/@criszunino6405. O vídeo conta com versões em Libras e Audiodescrição para possibilitar que todos possam ter acesso ao conteúdo.